Itália Campeã da Copa do Mundo 1934

A segunda Copa do Mundo foi a primeira em solo europeu, em 1934. A honra de ser o país-sede coube à Itália, em uma forma prática que Benito Mussolini encontrou para fazer propaganda de seu regime totalitário. E a política já implicava fortemente no futebol. O Uruguai respondeu ao boicote da Europa quatro anos antes e não participou das Eliminatórias, se tornando a única campeã que não defendeu seu título.
Apenas Brasil, Argentina e Estados Unidos atravessaram o oceano (o México também havia ido, mas somente jogou - e perdeu - a repescagem da Concacaf). O Egito só precisou cruzar o Mar Mediterrâneo. A dona da casa pintava assim como a principal favorita, comandada pelo atacante Giuseppe Meazza, que viraria nome de estádio no futuro.
O Mundial foi todo disputado no formato mata-mata, desde oitavas de final. A estreia da Itália foi contra os amadores dos Estados Unidos, e a classificação veio com uma sapecada por 7 a 1. O caldo ficou mais grosso para a Azzurra nas quartas de final, contra a Espanha. O confronto, após duas prorrogações, terminou 1 a 1. Não existia disputa por pênaltis, portanto foi necessário fazer uma partida extra, no dia seguinte.
No desempate, Meazza marcou o gol da vitória por 1 a 0. A semifinal foi contra a Áustria, que era tida como a segunda seleção mais forte daquela Copa. O jogo foi considerado uma final antecipada, e os italianos garantiram a vaga na decisão com outra vitória por 1 a 0, gol marcado por Enrico Guaita.
A final foi na cidade de Roma, no Stadio Nazionale "del PNF". O adversário da Itália foi a Tchecoslováquia, que tentou engrossar a partida a todo o custo, apesar da nítida diferença na qualidade técnica. E os tchecos conseguiram sair na frente, já aos 26 minutos do segundo tempo. O que a lógica apontava para ser algo fácil, se tornou complicado para a Azzurra. Raimundo Orsi empatou a decisão faltando nove minutos para o fim, o que forçou uma prorrogação.
E foi no tempo extra, logo no quinto minuto, que Angelo Schiavio marcou o gol da virada e do título da Itália. O placar de 2 a 1 permaneceu até o apito final, e depois os italianos partiram para festa, consumada na entrega da taça para o capitão e goleiro Gianpiero Combi, o primeiro atleta em Copas a receber o troféu nesta condição.

A campanha da Itália:
5 jogos | 4 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 12 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto PA Images/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!