América-MG Campeão da Copa Sul-Minas 2000

A Copa Sul ganhou reforços importantes a partir do ano 2000. Os clubes de Minas Gerais, buscando maior competitividade, retiraram-se da Copa Centro-Oeste e foram realocados pela CBF junto aos times do Sul. Assim, a competição teve seu nome alterado para Copa Sul-Minas, mas mantendo o número de 12 participantes, fazendo com que os sulistas caíssem de quatro para três vagas por Estado (embora, excepcionalmente em 2000, Santa Catarina tivesse duas equipes, e o Paraná quatro).
E os mineiros chegaram com o pé na porta, começando pelo América. A equipe ficou no grupo Aa, e já começou surpreendendo ao vencer o Internacional na estreia fora de casa, por 1 a 0. Na sequência, o Coelho engatou mais duas vitórias em casa, por 4 a 1 sobre o Atlético-PR e por 2 a 0 sobre o Avaí. No returno, o clube perdeu por 3 a 2 fora para os paranaenses, empatou por 0 a 0 fora com os catarinenses e empatou por 1 a 1 no Independência com os gaúchos. Os resultados colocaram o América-MG na liderança da chave com 11 pontos, superando o Atlético no saldo de gols. Na semifinal, o Coelho voltou a encontrar os rubro-negros, empatando por 2 a 2 tanto a ida na Arena da Baixada quanto a volta em Belo Horizonte. Nos pênaltis, o América venceu por 4 a 2 e avançou à decisão.
O último compromisso americano foi contra o Cruzeiro. O favoritismo pertencia ao rival, mas o Coelhão estava embalado. Os dois jogos foram disputados no Mineirão. No primeiro, vitória do América por 1 a 0, gol de pênalti marcado por Pintado. No segundo, o time cruzeirense abriu o placar faltando cinco minutos para o fim da etapa inicial. A tensão foi reduzida aos oito do segundo tempo, quando Zé Afonso empatou. E ficou no ar durante um bom tempo. Aos 34, Pintado perdeu um pênalti. Foi só aos 38 que veio o alívio, quando Álvaro virou para 2 a 1, confirmando o único título da Copa Sul-Minas ao América-MG.

A campanha do América-MG:
10 jogos | 5 vitórias | 4 empates | 1 derrotas | 17 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Eugênio Sávio/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!