Bayern de Munique Campeão Mundial 2020

O ano de 2020 foi maluco para todas as pessoas, em todos os setores, e para o futebol não foi diferente. Entre março e junho, tudo parou devido à pandemia de Covid-19. O calendário futebolístico ficou apertado, e a solução encontrada foi estender as finais das competições: as previstas para o meio do ano foram transferidas para o fim, e as do fim para o início de 2021. Foi exatamente o que aconteceu com o Mundial de Clubes.

Era necessário cumprir o contrato de duas edições do torneio no Catar. Assim, o Mundial foi realizado inteiramente em fevereiro, revivendo uma situação que havia ocorrido pela última vez em 1980 e 1981. Essa mudança não foi a única implicação do atraso: o novo Mundial planejado pela FIFA, em formato quadrienal com 24 clubes, foi adiado por tempo indeterminado.

Longe do torneio há sete anos, o Bayern de Munique voltou a brilhar fora da Alemanha, vencendo a Liga dos Campeões da Europa sobre o PSG. Com Robert Lewandowski eleito o melhor jogador do planeta, o clube bávaro enfrentou um adversário inédito em finais: o Tigres UANL, do México, campeão da Concacaf diante do Los Angeles FC. Os demais participantes foram: Palmeiras, campeão da Libertadores; Al-Ahly, representante africano; Ulsan Hyundai, campeão asiático; e Al-Duhail, vencedor da Stars League do Catar.

O único clube sem título que entrou na lista foi o Auckland City, que tinha a melhor campanha no momento em que a Liga dos Campeões da Oceania foi encerrada. Porém, a equipe abriu mão da vaga para não correr o risco de levar a Covid-19 de volta à Nova Zelândia, país que praticamente erradicou o vírus. Dessa forma, sua partida contra o Al-Duhail foi considerada W.O., resultando em vitória de 3 a 0 para os catarianos.

Nas quartas de final, o Tigres venceu o Ulsan por 2 a 1, enquanto o Al-Ahly derrotou o anfitrião por 1 a 0. Na semifinal, a expectativa em torno do Palmeiras desmoronou com a derrota por 1 a 0 para os mexicanos. Do outro lado, o Bayern bateu os egípcios por 2 a 0. Na disputa pelo quinto lugar, o Al-Duhail superou o Ulsan por 3 a 1. Já na briga pelo terceiro posto, o Palmeiras voltou a decepcionar: empatou sem gols contra o Al-Ahly e perdeu por 3 a 2 nos pênaltis.

A grande final foi disputada no dia 11 de fevereiro de 2021, no Education City Stadium, em Doha, com público reduzido em razão do distanciamento social. O Bayern dominou a maior parte da partida, mas o gol decisivo saiu apenas aos 14 minutos do segundo tempo, quando Benjamin Pavard aproveitou uma sobra após dividida de Lewandowski com o goleiro Nahuel Guzmán. O lance ainda foi revisado pelo VAR, mas confirmado, garantindo a vitória por 1 a 0 e o tetracampeonato mundial para o clube alemão.


Foto David Ramos/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.