Argentina Campeã da Copa América 2021

Uma Copa América que ficará marcada para sempre na memória dos que ficaram para ver. A edição de 2021 da principal competição sul-americana começou mal desde o seu anúncio. Primeiro, ela deveria ter acontecido em 2020 - somente um ano após a última -, mas a pandemia do coronavírus adiou os planos. Segundo, ela deveria ter sido sediada na Colômbia e na Argentina, mas ambos abriram mão: os primeiros por causa do caos social que o país se envolveu devido as reformas políticas e os segundos por conta da própria pandemia. Então, a Conmebol recorreu ao último anfitrião, o Brasil. E o país onde mais morreu gente de covid-19 na América do Sul topou o evento mais uma vez. Com exceção da final, todos jogos foram realizados sem público nos estádios.
Os 12 times inicialmente planejados caíram para dez após as desistências de Catar e Austrália. E o novo regulamento com dois grupos de seis na primeira fase sofreu mudanças, reduzindo para duas chaves de cinco. Em campo, a Argentina colocou fim na fila de 28 anos sem vencer um título com o time principal. De quebra, fez Lionel Messi campeão pela primeira vez com seu país. No grupo A, a Albiceleste estreou com empate por 1 a 1 com o Chile. Na sequência, foram três vitórias: 1 a 0 sobre o Uruguai, 1 a 0 sobre o Paraguai e, após a rodada de folga, 4 a 1 sobre a Bolívia. Ao final da fase, a equipe argentina ficou na liderança do grupo, com dez pontos. Nas quartas de final, vitória sobre o Equador por 3 a 0. Na semifinal, contra a Colômbia, empate por 1 a 1 e triunfo nos pênaltis por 3 a 2.
Na final, a Argentina fez o esperado clássico contra o Brasil. A partida foi disputada no Maracanã, diante de 7.800 pessoas, sob autorização da prefeitura do Rio de Janeiro. O gol do título saiu ainda no primeiro tempo, quando, aos 22 minutos, Ángel Di María aproveitou o passe de Rodrigo De Paul (com o desvio mal feito de Renan Lodi) e chutou encobrindo o goleiro Ederson. Os brasileiros pressionaram, tiveram um gol anulado no segundo tempo, mas no fim a festa foi da seleção albiceleste, que, além do seu tabu de quase três décadas sem levantar uma taça, acabou com outra marca histórica: o Brasil jamais havia perdido uma Copa América quando foi país-sede. Aconteceu pela primeira vez.

A campanha da Argentina:
7 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 12 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto Heuler Andrey/Dia Esportivo/Foto Baires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!