Itália Campeã da Eurocopa 2020

A Eurocopa que uniu todo o Velho Continente foi também a que mais conviveu com a incerteza sobre a sua realização. Programada para 2020, a competição precisou ser adiada para 2021 por conta da pandemia de covid-19. E como estava planejada para acontecer em 12 cidades espalhadas da Europa, muito se discutiu se o formato não deveria ser convertido para apenas uma sede e se deveria mesmo ter torcida nos jogos. No fim, ficou acertado quase tudo como já estava: 11 estádios e países diferentes, com cada local definindo por si o quanto de público que pisaria nas arquibancadas (a quantidade variou entre 20% e 100%), conforme o avanço da vacinação em cada uma das cidades.
E a espera de um ano a mais valeu a pena. Grandes partidas contaram a história do torneio, que teve como campeão a Itália, que superou a ausência na Copa do Mundo de 2018 e acabou com 52/53 anos sem um título continental. No grupo A, a Azzurra fez os três jogos em Roma e estreou vencendo a Turquia por 3 a 0. Depois, a equipe fez outro 3 a 0 sobre a Suíça e 1 a 0 sobre o País de Gales, encerrando na liderança da chave, com nove pontos. Nas oitavas de final, a seleção da terra da bota enfrentou a Áustria, eliminando-a com vitória por 2 a 1, na prorrogação. Nas quartas, contra a Bélgica, mais um triunfo, também por 2 a 1, mas no tempo normal. A semifinal foi contra a Espanha, na qual a classificação só veio nos pênaltis, vencendo por 4 a 2 após empate por 1 a 1.
A final foi contra a Inglaterra, que antes havia batido Alemanha, Ucrânia e Dinamarca. A partida foi realizada em Wembley, em Londres, diante de mais de 67 mil pessoas, o que dá 75% da ocupação do estádio. Os ingleses começaram melhores, pois Luke Shaw abriu o placar logo com dois minutos do primeiro tempo. Os italianos empataram aos 22 do segundo tempo, quando Leonardo Bonucci aproveitou a confusão depois de uma cobrança de escanteio e fez o gol. O 1 a 1 adentrou a prorrogação e levou a outra disputa de pênaltis. Andrea Belotti e Jorginho perderam suas cobranças, mas Domenico Berardi, Bonucci e Federico Bernardeschi acertaram as suas. Gianluigi Donnarumma defendeu as batidas de Marcus Rashford e Bukayo Saka, e com 3 a 2 no fim a Itália chegou ao bicampeonato.

A campanha da Itália:
7 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 13 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Claudio Villa/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!