Estados Unidos Campeão Olímpico Feminino 1996

A história das mulheres nas Olimpíadas é composta de pequenas vitórias ao longo do tempo depois de séculos de segregação. Na Era Antiga, elas eram proibidas até mesmo de assistirem às atividades, quanto mais de competirem. Quando aconteceu a retomada, em 1896, somente homens disputaram a primeira edição. A estreia feminina nos Jogos só aconteceu em 1900: foram 22 em contraste aos 975 do gênero masculino.

Ao longo do tempo, cada modalidade foi incorporando sua versão feminina ao programa. O futebol foi a última de todas a introduzi-la, apenas em 1996, na cidade de Atlanta. Um arco de 92 anos de diferença desde a estreia geral.

Para o primeiro torneio olímpico das mulheres, COI e FIFA decidiram montar o regulamento para oito participantes. Fora o anfitrião Estados Unidos, as outras sete vagas foram distribuídas de acordo o desempenho na Copa do Mundo de 1995. A Inglaterra seria uma dessas beneficiadas, mas como o país não existe nas Olimpíadas e a Grã-Bretanha estava com o futebol desativado, o Brasil herdou seu lugar. 

Mas não teve para ninguém quando a dona da casa entrou em campo. A seleção norte-americana começou sua campanha no grupo E (a nomenclatura das chaves no feminino segue a sequência deixada pelo torneio masculino) vencendo a Dinamarca por 3 a 0. Na segunda rodada, foi a vez de derrotar a Suécia por 2 a 1. Já classificada, a USWNT ficou no 0 a 0 com a China e encerrou a primeira fase na vice-liderança, com sete pontos. A equipe ficou atrás das chinesas por causa do saldo de gols.

Na semifinal, as norte-americanas bateram a Noruega, por 2 a 1, no gol de ouro anotado por Shannon MacMillan na prorrogação. A medalha de bronze ficou com as próprias norueguesas, que venceram o Brasil por 2 a 0.

A primeira final olímpica feminina foi entre Estados Unidos e China, no Estádio Sanford, em Athens (cidade a 110 km de Atlanta). Diferentemente do confronto na fase de grupos, os gols saíram, para a alegria da torcida local. Aos 19 minutos do primeiro tempo, MacMillan abriu o placar. Aos 32, Sun Wen empatou. O gol do primeiro ouro norte-americano no futebol feminino aconteceu aos 23 do segundo tempo, pela atacante Tiffeny Milbrett.

A campanha dos Estados Unidos:
5 jogos | 4 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 9 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.