Noruega Campeã Olímpica Feminina 2000

Depois do sucesso que foi a estreia do futebol feminino nas Olimpíadas, na edição do centenário, a modalidade mostrou que veio para ficar nos ciclos seguintes. Nos Jogos que abriram o novo milênio, na australiana Sydney em 2000, foi mantido exatamente o mesmo regulamento e o mesmo sistema de classificação: oito equipes, com sete vagas destinadas às melhores da Copa do Mundo de 1999 mais a do país-sede.
E num esporte em que se há a clara dominância de apenas uma seleção, é preciso aproveitar bem as oportunidades quando elas surgem. Foi o caso da Noruega, que repetiu a receita do Mundial cinco anos antes e levou a medalha de ouro para casa. No grupo F da primeira fase, as "Gresshoppene" começaram mal, mas era esperado que fosse assim, pois foram derrotadas pelos Estados Unidos por 2 a 0. A primeira vitória veio na rodada seguinte, por 3 a 1 sobre a Nigéria. Na terceira partida, as norueguesas confirmaram a classificação ao fazerem 2 a 1 na China. Com seis pontos, elas ficaram na vice-liderança, com um a menos em relação ao time norte-americano. Na semifinal, contra a Alemanha, vitória simples por 1 a 0 colocou a Noruega na final, justamente contra os Estados Unidos, que despacharam o Brasil na outra chave. Na disputa do bronze, as alemãs levaram a medalha com vitória por 2 a 0 sobre as brasileiras.
O duelo na decisão entre norueguesas e norte-americanas aconteceu no Estádio Sydney Football. A partida foi muito movimentada, com viradas, empate nos acréscimos e o gol que literalmente valeu ouro. Aos cinco minutos do primeiro tempo, os Estados Unidos abriram o placar com Tiffeny Milbrett. O empate da Noruega veio aos 44, com Gro Espeseth. Aos 33 do segundo tempo, Ragnhild Gulbrandsen virou o jogo e deixou o time europeu perto do título, mas Milbrett empatou novamente aos 47 minutos. Na prorrogação, a morte súbita apareceu: aos 12 do primeiro tempo, Dagny Mellgren anotou o 3 a 2 que deu a única medalha dourada que não ficou nas mãos das norte-americanas, até a edição de 2016.

A campanha da Noruega:
5 jogos | 4 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 9 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Hamish Blair/Getty Images

Um comentário:

  1. Traz O Pôster Do Porto Velho Bicampeão Rondoniense 2020-2021 Por Favor

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!