Estados Unidos Campeão Olímpico Feminino 2004

Algumas mudanças aconteceram para a terceira edição do Torneio Olímpico Feminino, nos Jogos de Atenas, em 2004. Primeiro, as seleções de várias confederações teriam de conseguir a classificação por meio de pré-olímpicos. Somente a UEFA manteve a qualificação europeia pela Copa do Mundo de um ano antes. Já a Conmebol optou por utilizar a Copa América Feminina, sem criar uma eliminatória. A segunda mudança foi no número de participantes, que aumentou de oito para dez. As modificações permitiram que, pela primeira vez entre as mulheres, todos os continentes fossem representados.
Depois do ouro na estreia em casa e da prata amarga na disputa seguinte, os Estados Unidos foram ao território grego para corrigir esse percurso. Na primeira fase da Olimpíadas, as equipes foram divididas em três chaves: duas com três lugares, outra com quatro. As norte-americanas ficaram no grupo quadrangular, o G. O primeiro jogo foi contra a Grécia, com vitória por 3 a 0 sobre a anfitriã. Na segunda rodada, foi a vez de derrotar o Brasil por 2 a 0, em uma prévia do último capítulo da história. Já classificado, o time dos  Estados Unidos confirmaram a liderança com sete pontos ao empatarem com Austrália por 1 a 1. Nas quartas de final, a seleção passou pelo Japão, vencendo por 2 a 1. Na semifinal, contra a Alemanha, a vaga na decisão veio pela morte súbita na prorrogação, com o gol de Heather O'Reilly anotando 2 a 1 no placar. Na final, o reencontro com o Brasil, que eliminou México e Suécia. Antes, as alemãs levaram o bronze ao baterem as suecas por 1 a 0.
A medalha de ouro foi decidida no Estádio Karaiskakis, na própria Atenas. Apesar do crescimento brasileiro durante a competição, as norte-americanas ainda eram as favoritas ao título. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Lindsay Tarpley abriu o marcador. Tanta torcida e vontade pelo lado do Brasil valeu a pena quando Pretinha empatou aos 28 do segundo tempo. O resultado seguiu até a prorrogação, onde mais uma vez o gol de ouro valeu uma medalha e a felicidade dos Estados Unidos. Aos nove do primeiro tempo, a artilheira do time, Abby Wambach, marcou o tento dos 2 a 1 e deu o bicampeonato ao USWNT.

A campanha dos Estados Unidos:
6 jogos | 5 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 12 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Bob Thomas/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!