México Campeão Olímpico 2012

Pela terceira vez na história, Londres recebeu uma edição da Olímpiada. Em 2012, a capital britânica tornou-se na pioneira a ter três ciclos dos Jogos em seu currículo. A escolha do COI implicou em um ressurgimento no futebol. Desativada desde 1960, a seleção da Grã-Bretanha foi reunida para representar o país-sede. Mas somente jogadores ingleses e galeses participaram do combinado. De resto, as coisas caminharam dentro das expectativas, com as potenciais zebras desfilando nas partidas e a medalha de ouro no masculino ficando pela primeira vez com uma equipe da Concacaf.
Sem nem mesmo um bronze nas nove participações anteriores que teve, o México conseguiu seu lugar ao sol com muito esforço e uma dose de sorte nos chaveamentos do mata-mata. No grupo B da primeira fase, "El Tri" iniciou a campanha com empate sem gols contra a Coreia do Sul. A primeira vitória veio nos 2 a 0 sobre o Gabão, na partida seguinte. A classificação foi obtida na rodada final, no 1 a 0 sobre a Suíça. Com sete pontos, o time mexicano ficou na liderança da chave. Nas quartas de final, Senegal foi o adversário e o México precisou da prorrogação para vencer por 4 a 2. A semifinal foi jogada contra o Japão, e por 3 a 1 os mexicanos conseguiram um lugar na decisão, pela primeira vez na história. Do outro lado chegava o Brasil, que àquela altura já transformara a busca pelo ouro em uma obsessão.
Duas pratas, dois bronzes e inúmeros fracassos depois, a equipe brasileira aparecia de novo na final ao eliminar Bielorrússia, Nova Zelândia, Honduras e Coreia do Sul. Antes, a medalha de bronze foi definida a favor dos sul-coreanos, que fizeram 2 a 0 no clássico contra os japoneses. O ouro foi decidido em Wembley, que em nada lembra - exceto pelo nome - o antigo estádio, palco da final de 1948 e demolido em 2000. O México não temeu o favoritismo brasileiro e tratou logo de enterrar o sonho do adversário no primeiro minuto da partida, no gol de Oribe Peralta. Aos 30 do segundo tempo, Peralta marcou novamente e matou qualquer reação que o Brasil poderia ter. Só aos 46 que o goleiro José Corona foi vazado, por Hulk. No fim, festa dos muchachos pelo primeiro título olímpico.

A campanha do México:
6 jogos | 5 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 12 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo/COI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!