Argentina Campeã da Copa das Confederações 1992

Diante do crescimento do futebol em escala mundial entre os anos 1970 e 1980, alguns torneios amistosos entre seleções surgiram, como os do Bicentenário dos Estados Unidos (1976) e da Austrália (1988), as Copas Stanley Rous e Artemio Franchi (ambas em 1985), e a Copa Kirin (1978), que foi híbrida com clubes nas primeiras edições. Nada disso era muito relevante até que, em 1992, o Rei da Arábia Saudita resolveu bancar uma pequena competição no seu quintal. Tudo bem simples, e sem o aporte da FIFA naquele momento.
Os sauditas aproveitaram-se do fato de a sua seleção ter sido campeã asiática em 1988 e convidaram para um mata-mata outros três países vencedores em seus continentes: Costa do Marfim (Copa Africana de 1992), Estados Unidos (Copa Ouro da Concacaf de 1991) e Argentina (Copa América de 1991). De 15 a 20 de outubro, semifinal e final definiram o ganhador. Todos os jogos aconteceram no Estádio King Fahd, na capital Riad.
O torneio foi chamado oficialmente de Copa do Rei Fahd, em honra [sic] ao seu fiador. À boca pequena, porém, o encontro foi conhecido como Campeonato Intercontinental ou - preste atenção - Copa dos Campeões de Confederações. Isso mesmo.
Ampla favorita ao título, a Argentina experimentava uma nova fase após o vice na Copa do Mundo de 1990. Com Diego Maradona suspenso por doping, a seleção albiceleste seguia um processo de renovação que rendeu frutos já na conquista da Copa América de 1991. Na semifinal, ela goleou a Costa do Marfim por 4 a 0, com dois gols de Gabriel Batistuta, um de Ricardo Altamirano e outro de Alberto Acosta. Um dia antes, a Arábia Saudita despachou os Estados Unidos por 3 a 0. Na disputa do terceiro lugar, os norte-americanos bateram os marfinenses por 5 a 2. 
Argentinos e sauditas disputaram a decisão. Os donos da casa bem que tiveram esperança em uma possível zebra, tanto que cerca de 75 mil torcedores compareceram ao estádio. Mas não deu. Leonardo  Rodríguez, Claudio Caniggia e Diego Simeone anotaram um gol cada, Saeed Al-Owairan descontou para 3 a 1, e a Argentina tornou-se a primeira campeã do que viria a ser a segunda competição de seleções mais importante da FIFA. Ora amada, ora desdenhada.

A campanha da Argentina:
2 jogos | 2 vitórias | 0 empates | 0 derrotas | 7 gols marcados | 1 gol sofrido


Foto Arquivo/AFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!