Liga dos Campeões da Europa: um preâmbulo para o maior campeonato de clubes do mundo


Europa e Brasil guardam algumas semelhanças geográficas e futebolísticas. Tirando a parte para lá dos Montes Urais, na Rússia, o velho continente e o nosso (nem tão) virtuoso país possuem quase o mesmo tamanho. E é justamente por causa dessas grandes dimensões que o futebol custou a se unir em ambos locais. Se desse lado do Atlântico o primeiro modelo de campeonato só foi surgir em 1959, do outro a primeira competição de fato europeia só nasceu quatro anos antes, em 1955.

Mas o que não faltaram foram tentativas anteriores de interligar a Europa pela bola no pé. E não, não iremos contar a egoísta "World Championship", da virada do século 19 entre os campeões da Inglaterra e da Escócia. Ou a "Challenge Cup", do finado Império Austro-Húngaro na mesma época, e que é basicamente um torneio nacional.

A primeira aposta de fato em uma competição europeia foi a Copa Mitropa, que reunia equipes da Áustria, Hungria (separadas), Itália, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Romênia. Ela foi sucesso entre 1927 e 1939, parou por causa da Segunda Guerra Mundial e retornou sem força em 1951. Durou até 1992, mas totalmente escanteada pelo que viria em 1955.

Em 1930, o time suíço do Servette montou um campeonato com ele e outros nove campeões nacionais, nomeado Copa das Nações. O vencedor foi o húngaro Újpest, mas o torneio só durou uma única edição.

Depois da guerra, em 1949, clubes de França, Itália, Espanha e Portugal montaram, com a bênção da FIFA, a Copa Latina, que foi até 1957 e acabou exatamente por conta da competição introduzida em 1955.

Mas o que apareceu em 1955? Ela mesma, a Liga dos Campeões da Europa. Sua história começa junto com a fundação da UEFA, um ano antes. Seus criadores foram os jornalistas franceses Jacques Ferran e Gabriel Hanot, que sugeriram a ideia para a entidade a partir do que acompanharam durante a cobertura do Campeonato Sul-Americano de 1948.

Atualmente uma verdadeira liga, com 32 times na fase de grupos, a "UEFA Champions League" era muito diferente nos primórdios. A começar pelo nome: Copa do Campeões Europeus. A "European Cup" era a condução de todos os campeões nacionais dos membros da UEFA (e nada além deles) em um mata-mata espalhado pela temporada. Em seu segundo ano de existência, a entidade-mor do futebol do velho continente organizou a primeira edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!