França Campeã da Liga das Nações 2021

A segunda edição da Liga das Nações da UEFA foi prejudicada pela pandemia de covid-19. Sua fase final, que deveria ter acontecido em junho de 2021, foi marcada para outubro do mesmo ano. Isso porque a Eurocopa, que era para ter sido em 2020 foi postergada para o período que era o original da temporada 2020/21.

E a competição ainda sofreu mudanças no regulamento. Os rebaixamentos de 2018/19 foram cancelados, e as Ligas A, B e C foram aumentadas para 16 equipes em quatro grupos. Já a Liga D foi reduzida para só sete seleções em duas chaves.

Todos os jogos da Liga das Nações transcorreram com a presença de público limitada ou proibida, dependendo do país. E o título desta vez ficou com a França. A seleção teve uma ótima primeira fase entre setembro e novembro de 2020, um momento de incerteza após o fracasso na Eurocopa e uma recuperação nas finais.

No grupo 3, Les Bleus começaram a campanha com vitórias por 1 a 0 sobre a Suécia fora, e por 4 a 2 sobre a Croácia em casa. Na virada do turno, os únicos pontos foram perdidos no empate sem gols com Portugal, no Stade de France. No returno, 2 a 1 nos croatas e 1 a 0 nos portugueses fora, além do 4 a 2 sobre os suecos em casa, garantiram a classificação francesa com 16 pontos, três a mais que Portugal.

A fase final da Liga foi realizada na Itália, quase um ano após os grupos. A França estava lá, mas a empolgação estava cortada após a queda nas oitavas da Eurocopa. A semifinal foi no Estádio Juventus, em Turim, contra a Bélgica. Os belgas fizeram dois gols no primeiro tempo e pareciam encaminhar a vaga na decisão, mas os franceses viraram para 3 a 2 no segundo tempo. Na outra partida, a Espanha vingou-se da eliminação para a equipe italiana na Euro e venceu a dona da casa por 2 a 1. Antes da final, valendo o terceiro lugar, a Itália fez 2 a 1 na Bélgica.

O San Siro, em Milão, recebeu França e Espanha pelo título da Liga das Nações. O jogo foi bem amarrado na etapa inicial, e as coisas só andaram no 45 minutos derradeiros. Aos 19, Mikel Oyarzabal abriu o placar para os espanhóis. Aos 21, Karim Benzema empatou. A virada francesa veio aos 35, com Kylian Mbappé fazendo 2 a 1 e garantindo a conquista azul.

A campanha da França:
8 jogos | 7 vitórias | 1 empate | 0 derrotas | 17 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Emilio Andreoli/UEFA/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!