Portugal Campeão da Liga das Nações 2019

Para otimizar mais as janelas de tempo das Datas FIFA, a UEFA criou uma segunda competição de seleções, chamada de Nations League, ou Liga das Nações, para a participação de todas as seleções filiadas no continente europeu. Desta forma, mesmo aqueles países mais fracos e com futebol amador teriam um calendário de jogos mais extenso, além de uma maior participação na fatia dos valores de direitos de transmissão.

O torneio foi aprovado pelas federações do velho continente em 2014, no itinerário de uma edição a cada dois anos, entre setembro e junho, sempre entre Copa do Mundo/Eurocopa e as próximas Eliminatórias. O início ficou marcado para a temporada 2018/19. No primeiro torneio, os 55 membros da UEFA foram divididos em quatro divisões, de acordo com o coeficiente da entidade: 12 nas Ligas A e B, 15 na Liga C e 16 na Liga D, divididos em quatro grupos cada e rebaixamento e acesso entre ligas (um por grupo, quatro por divisão).

O primeiro campeão da Liga das Nações foi Portugal. Detentor do título da Eurocopa de 2016, o time vinha de uma participação mediana Copa do Mundo de 2018, mas conseguiu crescer durante a primeira fase. No grupo 3, a Esquadra das Quinas enfrentou Itália e Polônia. No turno, venceu os italianos, em casa, por 1 a 0 e os poloneses, fora, por 3 a 2. A classificação veio no returno, com os empates com a Itália, fora, por 0 a 0 e com a Polônia, em casa, por 1 a 1. Portugal finalizou com oito pontos.

Conforme o regulamento, a fase final da Ligas das Nações foi centralizada num único país. E Portugal foi escolhido em 2019. A semifinal foi jogada contra a Suíça, no Estádio do Dragão, no Porto. Liderada pela bela atuação de Cristiano Ronaldo, que anotou um hat-trick, a anfitriã avançou para a decisão com vitória por 3 a 1. Na outra chave, a Holanda passou pela Inglaterra com o mesmo placar de 3 a 1, mas na prorrogação. Na disputa do terceiro lugar, ingleses e suíços empataram sem gols, com vitória inglesa nos pênaltis por 6 a 5.

Portugal e Holanda fizeram a primeira final da Liga das Nações no Estádio do Dragão. O time português soube fazer uso do fator local, empurrou os holandeses para trás e conseguiu o gol do título inédito no segundo tempo, aos 15 minutos, com Gonçalo Guedes.

A campanha de Portugal:
6 jogos | 4 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 9 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Paulo Novais/EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!