Independiente Campeão da Copa Sul-Americana 2017

Tudo novo de novo na Copa Sul-Americana. Em 2017, a Conmebol reformulou totalmente seu calendário. Libertadores e Sul-Americana deixaram de acontecer em semestres diferentes e passaram a ocupar o ano todo. De tal forma, ficou impossível para os clubes disputarem ela desde o início ao mesmo tempo.

O modelo copiado foi o europeu: os terceiros colocados dos grupos da Libertadores seriam deslocados para a Sul-Americana. Esta, por sua vez, passou a contar com 44 times na primeira fase. Destes, 22 se juntariam aos oito terceiros e os dois melhores eliminados da preliminar da Libertadores. Tudo no formato mata-mata, com datas mais espaçadas.

O primeiro vencedor neste novo regulamento foi um bicampeão: o Independiente. O clube argentino iniciou sua campanha na primeira fase, contra o Alianza Lima. O primeiro jogo, no Libertadores de América, ficou empatado sem gols. Na segunda partida, no Peru, vitória roja por 1 a 0. Na segunda fase, o adversário foi o Deportes Iquique, egresso da Libertadores. A ida, em casa, acabou com vitória do Independiente por 4 a 2. A volta, no Chile, confirmou a classificação com outro triunfo, por 2 a 1.

Nas oitavas de final, foi a vez de passar pelo Atlético Tucumán, depois de perder no norte da Argentina por 1 a 0, e vencer em Avellaneda por 2 a 0. Nas quartas, o rojo eliminou o Nacional do Paraguai com vitórias por 4 a 1 fora e por 2 a 0 em casa. A semifinal foi contra outro paraguaio, o Libertad. Na ida, em Assunção, derrota por 1 a 0. Na volta, no Libertadores, quase 48 mil torcedores empurraram o Independiente rumo à vitória por 3 a 1.

A final da Copa Sul-Americana foi contra o Flamengo, eliminado da Libertadores que passou por Palestino, Chapecoense, Fluminense e Junior Barranquilla. O primeiro jogo aconteceu em Avellaneda. De virada, Emanuel Gigliotti e Maximiliano Meza deram a vitória por 2 a 1 ao Independiente.

A segunda partida foi realizada no Maracanã. Depois de 22 anos, o rojo voltava ao Rio de Janeiro para decidir um título continental contra o Flamengo (Supercopa de 1995). O confronto começou mal, devido aos brasileiros abrirem o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Aos 39, porém, Esequiel Barco converteu um pênalti, e o empate por 1 a 1 confirmou o segundo título do clube.

A campanha da Independiente:
12 jogos | 8 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 21 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Mauro Pimentel/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!