Na Copa da UEFA de 1975, chegou a vez de se ver a Alemanha no topo. O Borussia Mönchengladbach escreveu um capítulo histórico em sua trajetória ao conquistar seu título internacional. A campanha do clube foi marcada por um desempenho excepcional, puxado pela atuação de jogadores que faziam parte da base da seleção alemã recém-campeã da Copa do Mundo.
O M'gladbach iniciou sua jornada na competição na primeira fase, enfrentando o Wacker Innsbruck, da Áustria. Apesar da derrota por 2 a 1 na ida fora, os alemães conseguiram avançar para a próxima fase com um placar de 3 a 0 na volta em casa. Na fase seguinte, o time teve pela frente o Lyon. O primeiro jogo, na Alemanha, foi bastante disputado, com vitória do Borussia por 1 a 0. Já o segundo, na França, foi um passeio com a goleada por 5 a 2.
Nas oitavas de final, o adversário do Borussia foi o Zaragoza. Nesta fase, os alemães mostraram grande determinação e eliminaram os espanhóis com ao golearem por 5 a 0 na ida em casa, e fazerem mais 4 a 2 na volta fora. Nas quartas, o M'gladbach foi desafiado pelo Baník Ostrava, da Tchecoslováquia. O primeiro jogo terminou com vitória alemã por 1 a 0 fora. A classificação entre os quatro melhores da Copa da UEFA foi confirmada em casa, com outro triunfo por 3 a 1.
Na semifinal, o Borussia Mönchengladbach enfrentou o Colônia, em um confronto caseiro. Rivalidades à parte, "die fohlen" se mostraram superiores e avançaram para a final com duas vitórias, por 3 a 1 fora, no Müngersdorfer, e por 1 a 0 em casa, no antigo Bökelbergstadion.
A grande final da Copa da UEFA foi disputada em dois jogos contra o holandês Twente, que eliminou Ipswich Town, RWD Molenbeek (Bélgica), Dukla Praga, Velez Mostar (Iugoslávia) e Juventus. No primeiro confronto, realizado no Bökelbergstadion, o Mönchengladbach não conseguiu sair do 0 a 0, apesar do apoio de mais de 42 mil torcedores alemães.
Na partida de volta, no Estádio Diekman, cidade de Enschede, o Borussia mostrou uma atuação sólida e segura, sem tomar conhecimento do adversário. Ainda ao três minutos do primeiro tempo, Allan Simonsen abriu o placar. Aos nove, Heynckes ampliou, e no segundo tempo completou um hat-trick, aos cinco e aos dez minutos. Simonsen ainda marcou mais um de pênalti, aos 43, depois do gol de honra dos holandeses. A goleada por 5 a 1 marcou o primeiro ápice da história do Borussia Mönchengladbach na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.