Feyenoord Campeão da Liga Europa 1974

A Copa da UEFA de 1974 foi a terceira edição da competição de clubes europeus. Nos moldes de sempre, nesta temporada houve a participação de 64 clubes, num mata-mata perfeito do início ao fim. E o título saiu da Inglaterra pela primeira vez. Foi para a Holanda, pelas mãos do Feyenoord. A campanha da equipe na ocasião é lembrada como uma das mais brilhantes de sua história. Sob influência do Futebol Total, ela demonstrou um futebol ousado e ofensivo que encantou os torcedores.

O Feyenoord iniciou sua jornada na competição na primeira fase, enfrentando o Öster, da Suécia. Com vitórias por 3 a 1 fora e por 2 a 1 em casa, o time holandês já mostrava sua força. Na fase seguinte, o Feyenoord teve um confronto contra o Gwardia Varsóvia, da Polônia. A equipe holandesa mostrou superioridade em casa, vencendo por 3 a 1 na ida em casa. Na volta, derrota por 1 a 0 fora.

O adversário nas oitavas de final foi o Standard Liège. Na ida, derrota por 3 a 1 na Bélgica. Na volta, o Feyenoord teve se desdobrar em Roterdã para vencer por 2 a 0 e classificar pela regra do gol fora de casa. Nas quartas de final, os holandeses tiveram pela frente o Ruch Chorzów, da Polônia. Em dois jogos emocionantes, o Feyenoord garantiu sua vaga nas semifinais após empatar por 1 a 1 na ida fora, e vencer por 3 a 1 na prorrogação da volta em casa.

Na semifinal, o Feyenoord enfrentou o Stuttgart. Em um confronto equilibrado, a equipe holandesa conquistou uma importante vitória por 2 a 1 na partida de ida, em casa. No jogo de volta, na Alemanha, o Feyenoord confirmou sua superioridade ao marcar mais dois gols. No fim, cedeu o empate por 2 a 2 mas confirmou seu lugar na final.

A final foi disputada contra o Tottenham, que superou Grasshoppers, Aberdeen, Dínamo Tbilisi, Colônia e Lokomotive Leipzig. A primeira partida aconteceu em Londres, no White Hart Lane. Sem se intimidar com o adversário, os holandeses tiveram forças para buscar duas vezes o empate e sair de lá com o 2 a 2. Os gols foram de Wim Van Hanegem e Theo De Jong. 

O jogo de volta foi no De Kuip, em Roterdã. Numa atmosfera eletrizante, o Feyenoord mostrou sua determinação desde o início da partida. O jogo foi tenso e disputado, com chances para ambos os lados. No entanto, aos 43 minutos do primeiro tempo, Wim Rijsbergen marcou o gol que colocou o Feyenoord em vantagem. Aos 40 do segundo, Peter Ressel fez 2 a 0 e consolidou o título da Copa da UEFA para os holandeses.

A campanha do Feyenoord:
12 jogos | 7 vitórias | 3 empates | 2 derrotas | 23 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Arquivo/L'Équipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!