Ajax Campeão da Liga Europa 1992

A Copa da UEFA de 1992 foi de transição. Na mesma época, a Europa sofria grandes mudanças geográficas com o fim da União Soviética, da Iugoslávia unificada e da Alemanha Oriental. Os alemães, aliás, conseguiram um "golpe de sorte" com a participação de seis clubes na terceira competição do continente. Quatro do lado ocidental e dois do lado oriental. Isto se deu porque as ligas ainda ocorreram separadamente em 1991. Já as alterações para soviéticos e iugoslavos só aconteceriam em 1993, pois ambas as quedas de governo ocorreram com a Copa da UEFA em andamento.

Em campo, o título europeu ficou nas mãos do Ajax, que conseguiu colocar um freio na dominação italiana que já durava desde 1989. Um time promissor, comandado por Louis Van Gaal, que abriria caminho para conquistas maiores três anos depois. Na primeira fase, os holandeses eliminaram o Örebro, da Suécia, com vitórias por 3 a 0 na ida, disputada em Düsseldorf (Alemanha) devido a uma punição da UEFA por hooliganismo, e por 1 a 0 na volta fora.

Na segunda fase, "de godenzonen" (os filhos de Deus), enfrentaram o Rot-Weiss Erfurt, da ex-Alemanha Oriental. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1 fora de casa. Na segunda partida, ainda sob pena em solo alemão, outro triunfo por 3 a 0 classificou o Ajax para as oitavas de final.

O próximo adversário foi o Osasuna, da Espanha. A ida aconteceu em Pamplona, fora de casa, com vitória do Ajax por 1 a 0, gol marcado por Dennis Bergkamp. A volta, de novo, foi fora da Holanda, em Düsseldorf. E com outro gol de Bergkamp e outro triunfo por 1 a 0, o clube holandês estava nas quartas de final.

Nas quartas, o Ajax encarou o Gent. A primeira partida foi disputada na Bélgica, e a campanha 100% dos vermelhos foi interrompida pelo empate por 0 a 0 fora de casa. O segundo jogo, enfim, foi realizado em Amsterdã, no Estádio Olímpico. Com o fim da punição, o Ajax bateu os belgas por 3 a 0. Na semifinal, eliminou o Genoa com uma emocionante vitória por 3 a 2 na Itália, garantida com um gol de Aron Winter aos 44 minutos do segundo tempo, e um empate por 1 a 1 na Holanda, buscado com um gol de Bergkamp.

A final foi contra o Torino, que buscava manter a hegemonia italiana. Eles passaram por KR (Islândia), Boavista, AEK Atenas, Boldklubben (Dinamarca) e Real Madrid. O primeiro jogo foi em Turim. Wim Jonk e Stefan Pettersson marcaram para o Ajax, mas o adversário buscou duas vezes o empate, que ficou no 2 a 2. O tento de Petterson, de pênalti, acabou sendo o do título (invicto), pois na volta em Amsterdã, o placar ficou no 0 a 0 e os holandeses fizeram valer a regra do gol anotado fora de casa.

A campanha do Ajax:
12 jogos | 8 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 20 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto ANP/Hollandse Hoogte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!