Shakhtar Donetsk Campeão da Liga Europa 2009

A Copa da UEFA de 2009 marcou o fim da competição que durou 38 edições. Ou melhor, foi o ponto final para seu nome. A partir de 2010, a Liga Europa assumiria tudo de sua antecessora: taça, ranking e toda a história contada desde 1972.

O "último" campeão da Copa da UEFA não disputou todo o torneio. O Shakhtar Donetsk, clube da Ucrânia, que tornou-se no primeiro ucraniano de maneira independente a vencer um título europeu. O time foi fundado em 1936, porém nunca passou de ser time médio nos tempos de União Soviética. O sucesso só viria a partir da década de 1990, com o ápice em 2009, lotado de brasileiros: Fernandinho, Ilsinho, Jadson, Willian e Luiz Adriano formavam o quinteto de meio e ataque da equipe comandada por Mircea Lucescu.

Conhecido também como "hirnyky" (mineiros), o Shakhtar estava originalmente na disputa da Liga dos Campeões. Não teve força suficiente para superar Barcelona e Sporting, entretanto superou de longe o Basel e ficou na terceira posição do grupo A, que o transportou para o mata-mata da Copa da UEFA. Na terceira fase do outro campeonato, inciou a trajetória contra o Tottenham. No primeiro jogo, venceu por 2 a 1 no Olímpico de Donetsk. Na segund partida, empatou por 1 a 1 no White Hart Lane, em Londres.

Nas oitavas de final, o adversário foi CSKA Moscou. Na ida, o Shakhtar foi derrotado por 1 a 0 no Luzhniki. Na volta, a equipe laranja e preta reverteu o confronto ao vencer por 2 a 0 em casa, gols de Fernandinho e Luiz Adriano. Nas quartas, a classificação foi obtida sobre o Olympique Marselha. Na primeira partida, vitória por 2 a 0 em Donetsk. No segundo jogo, no Vélodrome, o triunfo foi por 2 a 1, de virada.

A semifinal reservou dois confrontos históricos para a Ucrânia, os clássicos entre Shakhtar e Dínamo Kiev valendo vaga em final europeia. A ida foi disputado no Estádio Lobanovsky, na capital ucraniana, e ficou no empate por 1 a 1, no gol de Fernandinho no segundo tempo. A volta aconteceu no Olímpico de Donetsk. Jadson abriu o placar no primeiro tempo, mas o rival conseguiu o empate e levou assim até os 44 da segunda etapa, quando Ilsinho fez 2 a 1 e colocou o Shakhtar na decisão.

A final foi jogada contra o Werder Bremen, que bateu Milan, Saint-Étienne, Udinese e Hamburgo. O palco foi na Turquia, no Sükrü Saracoglu, em Istambul. O Shakhtar saiu na frente aos 25 do primeiro tempo, no gol de Luiz Adriano. Dez minutos depois, veio o empate alemão e assim permaneceu até o fim. Na prorrogação, aos sete da primeira etapa, Jadson anotou o tento do título, com placar de 2 a 1.

A campanha do Shakhtar Donetsk:
9 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 14 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Martin Rose/Bongarts/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.