Sevilla Campeão da Liga Europa 2020

Olha só quem está de volta! Pela sexta vez, e na edição mais diferente de todas, em 2020, o Sevilla levou o título da Liga Europa. Quatro anos depois, o time rojiblanco recuperou a hegemonia com uma campanha de manual, sem grandes percalços, porém com alguns jogos a menos que o previsto.

O clube andaluz entrou na competição no grupo A, contra Apoel, Qarabag e Dudelange. A estreia foi em Baku, no Azerbaijão, com vitória por 3 a 0 sobre o Qarabag. O primeiro turno foi completo com mais dois triunfos no Ramón Sánchez Pizjuán, por 1 a 0 sobre os cipriotas e por 3 a 0 sobre os luxemburgueses. No returno, o Sevilla fez 5 a 2 no Dudelange em Luxemburgo, 2 a 0 nos azeris em casa, e perdeu por 1 a 0 para o Apoel no Chipre. A equipe se classificou na liderança, com 15 pontos.

No mata-mata, o Sevilla começou a caminha diante do Cluj. A ida foi disputada na Romênia, e os rojiblancos arrancaram no fim o empate por 1 a 1. O gol foi anotado por Youssef En-Nesyri. A volta foi no Ramón Pizjuán, e os espanhóis passaram pela regra do gol fora com outro empate, por 0 a 0. Na arquibancada, mais de 31 mil torcedores viram o time pela última vez naquela temporada.

Entre a terceira fase e as oitavas de final, eclodiu no mundo todo a pandemia de covid-19. Seis partidas da ida das oitavas foram disputadas antes da interrupção de cinco meses, entre março e agosto. Um dos dois jogos que não aconteceu foi entre Sevilla e Roma. Dessa forma, a UEFA decidiu que o confronto seria em partida única e sem torcida, na bolha sanitária criada pela entidade no estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Na cidade de Duisburg, os rojiblancos venceram os italianos por 2 a 0.

A partir das quartas, todos os confrontos foram em mão única, em solo alemão e sem público. O adversário do Sevilla foi o inglês Wolverhampton. Novamente em Duisburg, na MSV-Arena, os espanhóis venceram por 1 a 0, gol de Lucas Ocampos a dois minutos do fim. Na semifinal, foi a vez de despachar o Manchester United por 2 a 1, de virada, no Estádio Müngersdorfer, em Colônia.

Na final, o rival foi a Internazionale, que superou Ludogorets, Getafe, Bayer Leverkusen e Shakhtar Donetsk. A partida aconteceu no mesmo Müngersdorfer, em Colônia. O Sevilla saiu perdendo logo com cinco minutos, mas virou com gols de Luuk De Jong aos 12 e aos 33. Os italianos empataram aos 36, e tudo permaneceu igual até os 29 do segundo tempo, quando o rival Romelu Lukaku fez gol contra e deu o hexa aos espanhóis pelo placar de 3 a 2.

A campanha do Sevilla:
12 jogos | 9 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 23 gols marcados | 7 gols sofridos


Foto Handout/UEFA/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!