O Chelsea chegou ao bicampeonato da Liga Europa em 2019. Depois de ter falhado na missão de se classificar para a Liga dos Campeões, em 2018, o time inglês rumou à outra conquista europeia com uma campanha invicta e quase perfeita, com ampla superioridade sobre quase todos seus adversários.
A campanha dos blues começou no grupo L da segunda fase, contra Bate Borisov, Vidi (antigo Videoton e atual Fehévár) e PAOK. A estreia foi com vitória por 1 a 0 sobre os gregos fora de casa. Na sequência no Stamford Bridge, venceu os húngaros por 1 a 0 e os bielorrussos por 3 a 1. No returno, o Chelsea fez 1 a 0 no Borisov em Belarus, 4 a 0 no PAOK em casa, além de ficar no empate por 2 a 2 com o Vidi na Hungria. Com 16 pontos, a equipe ficou na liderança da chave.
Na terceira fase, o mata-mata teve início contra o Malmö. O primeiro jogo foi na Suécia, e os blues venceram por 2 a 1. A segunda partida foi no Stamford Bridge, e a classificação foi confirmada com outro triunfo, por 3 a 0. Nas oitavas de final, foi a vez de eliminar o Dínamo Kiev com mais duas vitórias tranquilas, por 3 a 0 em Londres, e por 5 a 0 na Ucrânia, com três gols de Olivier Giroud.
Nas quartas de final, o Chelsea enfrentou o Slavia Praga. A primeira partida foi realizada na República
Tcheca, e os ingleses venceram por 1 a 0. O segundo jogo foi no Stamford Bridge. Os blues fizeram quatro gols no primeiro tempo, permitiram a reação adversária no segundo, mas garantiram a vaga na semifinal com vitória por 4 a 3.
Tcheca, e os ingleses venceram por 1 a 0. O segundo jogo foi no Stamford Bridge. Os blues fizeram quatro gols no primeiro tempo, permitiram a reação adversária no segundo, mas garantiram a vaga na semifinal com vitória por 4 a 3.
Na semifinal, foi a vez de encarar o Eintracht Frankfurt. A ida foi no Waldstadion, e o Chelsea ficou no empate por 1 a 1 com os alemães. A volta aconteceu em Londres, mas os blues não conseguiram vencer nos 90 minutos e na prorrogação, ficando em outro empate por 1 a 1. A classificação veio nos pênaltis, por 4 a 3.
Na final, tivemos um dos vários clássicos de Londres, entre Chelsea e Arsenal. O rival vermelho bateu Vorskla Poltava, Qarabag, Zürich, Rennes, Napoli e Valencia. A partida aconteceu muito distante da Inglaterra, no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão. Os blues só conseguiram abrir o placar no segundo, mas foi logo para construir uma goleada, por 4 a 1. Giroud fez o primeiro aos quatro minutos, Pedro marcou o segundo aos 15, e Eden Hazard completou com os outros dois tentos aos 20 e aos 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.