Vélez Sarsfield Campeão da Supercopa Libertadores 1996

Chegamos a 1996, e a Supercopa Libertadores manteve a mesma fórmula de disputa. Ou seja, mata-mata com sete confrontos simples e um em triangular. Nesta oportunidade, a Conmebol resolveu colocar três argentinos para disputar uma vaga nas quartas: Boca Juniors, Racing e Argentinos Juniors, com a vaga ficando com o primeiro.

Mas o título foi para outra região de Buenos Aires, o Liniers. Logo na segunda participação, o Vélez Sarsfield chegou ao título, confirmando a década de 1990 como a melhor da história do clube. A jornada teve início contra o Grêmio. Em Porto Alegre, "el fortín" conseguiu um belo empate por 3 a 3. No José Amalfitani, vitória por 1 a 0 classificou a equipe às quartas.

O próximo adversário foi o Olimpia, mas o confronto desta vez foi aberto em Buenos Aires. Em casa, o Vélez encaminhou a classificação ao vencer por 3 a 0. A volta aconteceu no Defensores del Chaco, em Assunção, com novo triunfo azul, por 1 a 0.

Na semifinal, o Vélez encarou o Santos. A primeira partida foi no Brasil, mas longe de São Paulo. Em Uberlândia, o fortín venceu por 2 a 1, gols de Martín Posse e do goleiro José Luis Chilavert, de pênalti. O segundo jogo foi no José Amalfitani, e bastou o empate por 1 a 1 para os argentinos chegarem à decisão.

Na final, o Vélez Sarsfield enfrentou o Cruzeiro, que superou Nacional do Uruguai, Boca Juniors e Colo-Colo. A ida foi no Mineirão. O empate já era bom para o fortín, mas um pênalti aos 42 minutos do segundo tempo deixou tudo ainda melhor. Chilavert bateu e fez 1 a 0. A volta foi no José Amalfitani, e tudo ficou perfeito já no terceiro minuto, com o gol de Patricio Camps. Aos sete, os cruzeirenses anotaram contra, e o 2 a 0 deu o título invicto ao Vélez.

A campanha do Vélez Sarsfield:
8 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 14 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Arquivo/El Gráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.