Barcelona Campeão da Recopa Europeia 1997

A última edição da Recopa Europeia com pompa aconteceu em 1997. O motivo foi porque a UEFA decidiu que, a partir de 1998, a Liga dos Campeões seria expandida com mais vagas para os principais países. Logo, quem garantia lugar para ambas competições optaria pela principal, esvaziando a copa das vencedores de copas. Mas isto será explicado melhor mais tarde. Por ora, sobra o fato de que o torneio recebeu mais um participante, aumentando de 48 para 49.

Foi também em 1997 que o Barcelona consolidou-se de vez como o maior ganhador da Recopa, com o tetracampeonato, na primeira temporada após a saída do técnico Johann Cruyff, que deu lugar a Bobby Robson, e no período em que Ronaldo (ainda Ronaldinho) tornou-se o melhor jogador do mundo.

Vice da Copa do Rei de 1996, o Barça herdou a vaga do campeão Atlético de Madrid, que também venceu a liga espanhola e foi para a Champions. A campanha teve início na primeira fase, contra o AEK Larnaca, do Chipre, o qual venceu por 2 a 0 em casa e empatou sem gols fora de casa.

Nas oitavas de final, foi a vez de passar pelo Estrela Vermelha, com vitória por 3 a 1 no Camp Nou e empate por 1 a 1 na Iugoslávia. Nas quartas, a vítima foi o AIK, da Suécia, com os mesmos placares: 3 a 1 em casa e 1 a 1 fora. Aqui, Giovanni, Ronaldo e Luís Figo brilharam com três, dois e um gol, respectivamente. Os outros dois tentos foram marcados por Gheorghe Popescue Juan Antonio Pizzi.

A semifinal foi disputada contra a Fiorentina. A ida aconteceu no Camp Nou, mas os blaugranas ficaram apenas no empate por 1 a 1, gol anotado por Miguel Ángel Nadal. A classificação veio com vitória na Itália, no Artemio Franchi, por 2 a 0, fols de Fernando Couto e Pep Guardiola, um prodigioso volante.

Em sua sexta final de Recopa, o Barcelona encarou o Paris Saint-Germain, defensor do título e que bateu Vaduz, Galatasaray, AEK Atenas e Liverpool. No De Kuip, em Rotedã, os dois times fizeram uma partida dura, que foi decidida num pênalti aos 37 minutos do primeiro tempo. Ronaldo converteu e o Barça foi tetra invicto  com 1 a 0 no placar.

A campanha do Barcelona:
9 jogos | 5 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 14 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Professional Sport/Popperfoto/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.