Internacional Campeão Gaúcho 1969

O Campeonato Gaúcho é um dos estaduais mais polarizados do Brasil. Quase sempre, ou ganha o Grêmio ou ganha o Internacional. Mas existem aquelas épocas em que só um dos rivais vence. Foi o caso do Colorado entre 1969 e 1976, que emendou um inesquecível octacampeonato.

A década de 1960 não estava boa para o Inter, que viu seu maior rival conquistar um hepta entre 1962 e 1968. Porém, no apagar das luzes, em 1969, tudo começaria a mudar. Primeiro, o clube inaugurou o Beira-Rio, em Porto Alegre, que se tornou o maior aliado do time em uma era de dominação. Depois, veio o 17º título estadual. Sem mais precisar direcionar dinheiro para as obras do estádio, o Colorado voltou a investir mais forte no elenco, que rendeu o primeiro fruto logo na primeira competição.

O Gauchão de 1969 foi disputado por 18 times. Na primeira fase, eles ficaram divididos em dois grupos e se enfrentaram em dois turnos. Na fase final, os quatro melhores de cada chave disputaram um octogonal, também em dois turnos. O Inter ficou no grupo A e enfrentou Cruzeiro de Porto Alegre, Gaúcho de Passo Fundo, Santa Cruz, Novo Hamburgo, Juventude, Farroupilha, Pelotas e São Paulo de Rio Grande. Em 16 jogos, o Colorado conseguiu 13 vitórias, um empate e duas derrotas, que deixaram a equipe com 27 pontos, classificada na primeira colocação da chave.

No octogonal final, Inter, Cruzeiro, Gaúcho e Santa Cruz juntaram-se a Grêmio, Flamengo (atual Caxias), Brasil de Pelotas e 14 de Julho de Passo Fundo. Foram mais 14 jogos para o Colorado reconquistar o título. Na estreia, bateu o 14 de Julho por 3 a 0 em Porto Alegre. Na sequência até a última rodada, o time fez mais doze partidas, com oito vitórias, três empates e uma derrota.

Para a última rodada, o Inter chegou como líder, com 21 pontos. Com sete vitórias e seis empates, o Grêmio era o segundo com 20 pontos e o único que tinha chance de ultrapassá-lo. A decisão aconteceu em um Grenal no Beira-Rio. No jogo do turno, no Olímpico, os times empataram sem gols. Ou seja, se o resultado se repetisse, o Colorado seria o campeão. E foi o que aconteceu. Com o regulamento a favor, o Internacional segurou o 0 a 0 e levou o título que deu início a sua maior hegemonia estadual.

A campanha do Internacional:
30 jogos | 22 vitórias | 5 empates | 3 derrotas | 53 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Arquivo/Revista do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.