Coritiba Campeão Paranaense 1972

O pontapé inicial foi dado em 1971. Em 1972, aconteceu o segundo título da histórica sequência de seis estaduais que o Coritiba conquistou até 1976. A conquista veio após um campeonato extremamente longo, quase cansativo, mas que fez tudo valer a pena no fim.

O Campeonato Paranaense daquele ano teve 15 participantes, sem divisão de grupos. Na primeira fase, as equipes se enfrentaram em dois turnos, com o líder avançando à decisão e os oito primeiros passando à etapa seguinte. Na segunda fase, os classificados disputaram mais dois turnos entre si, com o líder também garantindo um lugar na decisão.

O Coxa iniciou a maratona com empate por 1 a 1 com o Londrina fora de casa. A primeira vitória veio na partida seguinte, por 2 a 0 sobre o Pontagrossense, também fora. Em casa, o primeiro triunfo aconteceu no terceiro jogo, por 2 a 0 sobre o Mourãoense, no Belfort Duarte (atual Couto Pereira). Ao fim de 28 partidas, o Coritiba conseguiu 45 pontos, com 19 vitórias, sete empates, duas derrotas e 40 gols de saldo. O Athletico teve a mesma pontuação com 18 vitórias, porém com 50 gols de saldo. Como os gols eram o principal critério de desempate, o rival foi quem garantiu a vaga na final.

A dupla Atletiba foi à segunda fase ao lado de Colorado, Grêmio Maringá, Londrina, União Bandeirante, Pinheiros e Pontagrossense. Precisando ser o primeiro, o Coxa começou a campanha com goleada por 5 a 0 sobre o União Bandeirante em casa. Depois, obteve mais dez vitórias, dois empates e uma derrota, que deixaram o time na liderança com 24 pontos. Na última vitória, o triunfo por 2 a 0 sobre o Colorado em casa garantiu o Coritiba na decisão com dois pontos a mais que o Athletico.

Dois Atletibas decidiram o campeão paranaense de 1972. Ambas as partidas aconteceram no Estádio Belfort Duarte, o maior do Paraná na época e tido como campo neutro mesmo pertencendo ao Coritiba. Foram duas partidas difíceis, mas com o final feliz para o lado verde de Curitiba. Na primeira partida, o Coxa venceu por 1 a 0 e abriu vantagem. No segundo jogo, foi preciso segurar a pressão rubro-negra e garantir o empate sem gols para chegar ao 21º título estadual.

A campanha do Coritiba:
44 jogos | 31 vitórias | 10 empates | 3 derrotas | 87 gols marcados | 24 gols sofridos


Foto Arquivo/Coritiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.