Hexa é luxo? Para o torcedor do Náutico, sim. Apenas o clube alvirrubro pode dizer que venceu o Campeonato Pernambucano por seis vezes consecutivas. Isso foi entre 1963 e 1968. Imediatamente após, o rival Santa Cruz emendou cinco conquistas, entre 1969 e 1973. Pois coube ao Timbu acabar com a sequência em 1974, evitando outro hexa e recuperando o título.
O estadual foi disputado por nove times e foi dividido em três fases. Na primeira, todas as equipes se enfrentaram em dois turnos, com o líder se classificando à final e os seis melhores passando à segunda fase. Na etapa seguinte, os seis classificados voltaram a se enfrentar em dois turnos, com o líder também avançando à decisão.
O Náutico iniciou a campanha do 15º título pernambucano com vitória por 3 a 0 sobre o Íbis nos Aflitos. Na segunda rodada, aplicou 8 a 0 em cima do Santo Amaro, também em casa. Depois, entre goleadas e os clássicos, conseguiu mais 11 vitórias, dois empates e uma derrota. O Timbu somou 28 pontos no primeiro turno e se classificou para a segunda fase, mas em segundo lugar, um ponto atrás do líder Santa Cruz, que foi à final.
A tarefa alvirrubra era única: vencer a segunda fase e evitar o hexa antecipado do rival. Ambos jogaram esta etapa junto com Sport, América de Recife, Ferroviário de Recife e Central. Na estreia, o Náutico venceu o Ferroviário por 1 a 0. Na partida seguinte, goleou o Central por 4 a 0 em Caruaru. A pegada continuou nos oito jogos restantes, com mais seis vitórias, um empate e a inesquecível goleada por 5 a 0 sobre o Sport na quarta rodada. Com 19 pontos, o Timbu conseguiu a outra vaga na decisão com vantagem de quatro pontos sobre o próprio Santa Cruz.
A final do Campeonato Pernambucano foi definida em dois jogos entre Náutico e Santa Cruz, que formam o Clássico das Emoções. A primeira partida foi realizada no Arruda, e o time alvirrubro tratou de acabar com qualquer chance de vantagem rival logo na ida, ao vencer por 1 a 0. O segundo jogo aconteceu nos Aflitos, e novo triunfo por 1 a 0 deu o título e uma nova mística ao Náutico.
A campanha do Náutico:
28 jogos | 24 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 78 gols marcados | 6 gols sofridos
Foto Arquivo/DP/D.A Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.