Argentina Campeã do Mundial Sub-20 2001

De volta à América do Sul, a FIFA escolheu a Argentina como sede do Mundial Sub-20 de 2001, país que já havia demonstrado tradição e estrutura no futebol de base. As partidas foram disputadas em várias regiões argentinas, proporcionando à competição boa visibilidade e grande apoio local.

O regulamento manteve o formato estabelecido desde 1997: 24 seleções divididas em seis grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada chave avançaram para as oitavas de final, junto com os quatro melhores terceiros colocados. A partir dessa fase, o torneio foi disputado em eliminatórias diretas até a decisão do título.

A Argentina sub-20 buscava o tetracampeonato da categoria, buscando retomar a hegemonia após as conquistas de 1995 e 1997, mas não ir bem na edição de 1999. Atuando em casa e empurrada pela torcida, a equipe contou com jovens promessas que se destacaram ao longo da campanha, especialmente Maxi Rodríguez e Javier Saviola, que terminou como artilheiro isolado do torneio com 11 gols. A seleção albiceleste fez história com a campanha mais dominante de um campeão na história do torneio.

Na fase de grupos, a Argentina ficou no Grupo A e mostrou logo de cara sua superioridade. Estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Finlândia, depois goleou o Egito por 7 a 1 e encerrou a chave superando a Jamaica por 5 a 1. Com nove pontos conquistados, o time avançou na liderança do grupo.

No mata-mata, os argentinos mantiveram o ritmo. Nas oitavas de final venceram a China por 2 a 1, depois passaram pela França com triunfo por 3 a 1 nas quartas de final. Na semifinal, enfrentaram o Paraguai e conquistaram uma vitória expressiva por 5 a 0, garantindo vaga na decisão diante de Gana, que eliminou Irã, Equador, Brasil e Egito.

Na final, disputada no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, a Argentina confirmou o título ao vencer Gana por 3 a 0. Os gols foram marcados por Diego Colotto aos seis minutos do primeiro tempo, Javier Saviola aos 14 e Maxi Rodríguez aos 28 do segundo tempo, assegurando o tetracampeonato.

A campanha da Espanha:
7 jogos | 7 vitórias | 0 empates | 0 derrotas | 27 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo/AFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.