Corinthians Campeão Paulista 1982

"Ganhar ou perder, mas sempre com democracia". Este lema moveu o Corinthians no início da década de 1980. Em 1982, o Brasil ainda estava na Ditadura Militar, porém promoveu eleições diretas para governadores estaduais. E o clube, aproveitando-se desta abertura política, promoveu um histórico movimento no qual decisões como contratações, concentração, consumo de álcool e liberdade de opiniões eram decididas por meio do voto igualitário de seus membros, sejam atletas, funcionários e dirigentes. A Democracia Corinthiana foi liderada por Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, e o período rendeu dois títulos paulistas ao alvinegro. Em 1982, foi conquistado o 18º troféu.

O Paulistão de 1982 envolveu 20 times, com um regulamento muito simples. Na primeira fase, todos os participantes se enfrentaram em turno único, com o líder avançando à final. Na segunda fase, a mesma coisa aconteceu. O vencedor de cada etapa se enfrentou na decisão.

O Corinthians começou a campanha na vitória por 1 a 0 sobre o Santo André em casa. Depois, venceu mais 11 vezes, empatou cinco e perdeu duas, garantindo a vaga na final logo na primeira fase. O Timão somou 29 pontos na liderança, cinco a mais que o vice-líder São Paulo. Entre os principais resultados, o mais celebrado pelo Timão foi a goleada por 5 a 1 em cima do rival Palmeiras, na sexta rodada.

Embora já classificado para a decisão, o Corinthians manteve o ritmo alto na segunda fase. Na estreia, venceu a Inter de Limeira por 2 a 0 fora de casa. Nos outros 18 jogos, a equipe venceu 11, empatou três e perdeu quatro. Mas a boa campanha não foi suficiente para dar o título estadual antecipado ao Timão, que acabou em segundo lugar na tabela com 27 pontos, quatro atrás do São Paulo, que se classificou para defender um bicampeonato na final.

Dois Majestosos no Morumbi decidiram o Campeonato Paulista. Na primeira partida, pouco mais 23 mil torcedores compareceram ao estádio. E eles viram Sócrates marcar o gol da vitória do corinthiana por 1 a 0. No segundo jogo, quase 67 mil pessoas acompanharam Biro-Biro anotar duas vezes e Casagrande fechar a conta na vitória do Timão por 3 a 1. Com muita Democracia, o Corinthians voltou a ser campeão estadual depois de três anos.

A campanha do Corinthians:
40 jogos | 26 vitórias | 8 empates | 6 derrotas | 75 gols marcados | 33 gols sofridos


Foto Ronaldo Kotscho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.