Sérvia Campeã do Mundial Sub-20 2015

O Mundial Sub-20 de 2015 foi realizado na Nova Zelândia, o que fez a competição retornar à Oceania após 22 anos. A disputa representou um marco importante para o futebol neozelandês, que buscava ampliar seu espaço no cenário internacional, diante das limitações competitivas que possui na região.

O regulamento manteve o formato tradicional com 24 seleções divididas em seis grupos de quatro equipes. Classificaram-se para as oitavas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros. A partir dessa fase, o torneio passou a ser disputado em sistema eliminatório.

A seleção sub-20 da Sérvia, em sua primeira participação como país independente, conquistou um título inédito, embora já tivesse sido campeã em 1987 sob a bandeira da antiga Iugoslávia. A conquista simbolizou a força de uma geração promissora, da qual mais da metade dos atletas posteriormente integrou a seleção principal, como os irmãos Sergej e Vanja Milinkovic-Savic. Um atleta optou por representar Montenegro na carreira adulta: Stanisa Mandic, autor de um dos gols na final.

Na primeira fase, a Sérvia integrou o Grupo D e estreou com derrota por 1 a 0 para o Uruguai. Depois, reagiu ao vencer Mali por 2 a 0 e o México também por 2 a 0, o que levou os "Orlovi" (águias) a somar seis pontos e garantir a classificação na liderança da chave.

Nas oitavas de final, os sérvios superaram a Hungria por 2 a 1, de virada e na prorrogação. Nas quartas, empataram sem gols com os Estados Unidos, avançando após vitória por 6 a 5 nos pênaltis. Na semifinal, a Sérvia reencontrou Mali e venceu novamente, dessa vez por 2 a 1 na prorrogação. O rival na decisão foi o Brasil, que chegou lá ao superar Coreia do Norte, Uruguai, Portugal e Senegal.

A final entre Sérvia e Brasil foi disputada em Auckland, no Estádio North Harbour, Também na prorrogação, os sérvios venceram por 2 a 1 e ficaram com o título. Mandic abriu o placar aos 25 minutos do segundo tempo, os brasileiros empataram aos 28, e Nemanja Maksimovic marcou o gol do título aos 13 minutos da segunda etapa extra, confirmando a conquista.

A campanha da Sérvia:
7 jogos | 5 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 10 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto David Rowland/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.