Em 2023, o Mundial Sub-20 foi realizado pela segunda vez na história na Argentina. A escolha como sede aconteceu de última hora após a exclusão da Indonésia. O país asiático perdeu o direito de organizar a competição por se recusar a receber a seleção de Israel (classificado via UEFA), que não é reconhecido oficialmente pelo governo indonésio. A edição marcou também o retorno da competição após quatro anos, já que o torneio de 2021 havia sido cancelado devido à pandemia de covid-19.
A fórmula do campeonato seguiu o padrão de quase 30 anos, com 24 seleções divididas em seis grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo avançaram às oitavas de final, junto com os quatro melhores terceiros colocados, dando início à fase eliminatória até a decisão do título.
O Uruguai conquistou o troféu pela primeira vez, tornando-se mais um campeão inédito da categoria. Depois de dois vice-campeonatos, La Celeste encerrou uma espera histórica e interrompeu a sequência de títulos europeus, devolvendo o protagonismo à América do Sul. A equipe contou com uma geração promissora, com alguns nomes integrados à seleção principal.
Na fase de grupos, o Uruguai ficou no Grupo E. Estreou com goleada de 4 a 0 sobre o Iraque, perdeu por 3 a 2 para a Inglaterra e venceu a Tunísia por 1 a 0, somando seis pontos e terminando na segunda posição, classificado às oitavas de final.
Nas fases eliminatórias, o time uruguaio superou Gâmbia por 1 a 0 nas oitavas de final, venceu os Estados Unidos por 2 a 0 nas quartas e derrotou Israel por 1 a 0 na semifinal. Dos quatro gols anotados no mata-mata, três foram de Anderson Duarte, enquanto um foi contra. Os uruguaios se garantiram na decisão contra a Itália, que passou por República Dominicana, Inglaterra, Colômbia e Coreia do Sul.
A final do Mundial Sub-20 foi disputada em La Plata, no Estádio Único Diego Armando Maradona. Diante de uma forte presença da torcida que atravessou o Rio da Prata, o Uruguai conquistou o título ao vencer a Itália por 1 a 0, com gol de Luciano Rodríguez aos 41 minutos do segundo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.