Atlético-MG Campeão Mineiro 1983

Um momento histórico para o Atlético foi a conquista do hexacampeonato mineiro em 1983. A façanha fez clube atingir a marca de 30 títulos estaduais, em época e com um time que é considerado um dos melhores da história alvinegra, segundo a própria torcida.

O estadual contou com 12 participantes. As duas primeiras fases foram chamadas de Taça Minas Gerais, onde as equipes se enfrentaram em dois turnos independentes. O líder de cada fase disputou a decisão, valendo um ponto extra para a fase final. Os oito melhores times da Taça Minas Gerais se classificaram a etapa decisiva, valendo o título e disputada em dois turnos.

A campanha do Galo teve início na vitória por 3 a 1 sobre o Uberlândia fora de casa. Nos outros dez jogos da primeira fase, a equipe venceu mais seis vezes, empatou três e perdeu duas, garantindo a liderança e a final da Taça Minas Gerais com 17 pontos.

Na segunda fase, o Atlético estrou de novo contra o Uberlândia, mas em Belo Horizonte, vencendo por 4 a 1. Depois, o time venceu mais sete vezes, empatou duas e perdeu uma, chegando a 18 pontos. O Galo acabou empatado com o Cruzeiro, o que ocasionou uma partida extra para determinar o líder. Nesta, os alvinegros perderam por 1 a 0. Assim os rivais voltaram a se enfrentar na final da Taça Minas Gerais em duas partidas, com vitórias atleticanas por 2 a 0 e por 4 a 0.

Vencedor da Taça Minas Gerais e com um ponto extra, o Galo foi à fase final como favorito. Na estreia, empatou por 1 a 1 com o Villa Nova em casa. A primeira vitória aconteceu no jogo seguinte, por 3 a 1 sobre o Nacional de Uberaba fora. O caminho seguiu com mais seis vitórias, três empates e uma derrota até a penúltima rodada. O Atlético era o líder com 19 pontos, seguido por Cruzeiro e América com 15.

No penúltimo jogo, o Galo recebeu o Nacional de Uberaba no Mineirão com a chance de levar o título por antecipação. E conseguiu o feito ao vencer por 3 a 0, com dois gols de Reinaldo e um de Catatau. 

A campanha do Atlético-MG:
39 jogos | 25 vitórias | 9 empates | 6 derrotas | 74 gols marcados | 25 gols sofridos


Foto Armênio Abascal/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.