Grêmio Campeão da Copa do Brasil 1994

No ano do tetra da Seleção Brasileira, a Copa do Brasil viu, pela primeira vez, um clube já campeão sentir novamente o gosto de erguer a taça. Na sua quarta final em seis participações, o Grêmio ficou com o bicampeonato da competição. E novamente, de maneira invicta.

Em mais uma tentativa para impulsionar o torneio na televisão, a CBF vendeu os direitos de transmissão de maneira exclusiva para a Rede Manchete. Mas ainda não era o ideal, pois a emissora não tinha o mesmo alcance que as concorrentes diretas. Em 1994, ainda havia desconfiança sobre a continuidade a longo prazo da Copa do Brasil. Em campo, a novidade foi a entrada do Tocantins, o 26º Estado.

O Imortal Tricolor iniciou a jornada de mais um título contra o Criciúma, algoz de 1991. Mas desta vez Luiz Felipe Scolari estava do lado azul, que eliminou o time catarinense após empate por 2 a 2 no Heriberto Hülse, e vitória por 2 a 1 no Olímpico Monumental.

O rival do Grêmio nas oitavas de final foi o Corinthians. O primeiro jogo foi realizado no Olímpico, e terminou com vitória tricolor por 2 a 0. A segunda partida foi em São Paulo, no Pacaembu, e mais um empate por 2 a 2 serviu para a classificação. Nas quartas, foi a vez de passar pelo Vitória com dois triunfos por 1 a 0, em Porto Alegre e em Salvador. 

Na semifinal, depois da Copa do Mundo, o tricolor enfrentou o Vasco. A primeira partida foi disputada no Maracanã, e acabou empatada sem gols. O segundo jogo aconteceu no Olímpico. Com dois gols do artilheiro Nildo, o Grêmio venceu por 2 a 1 e chegou outra vez na decisão da Copa do Brasil.

A final foi contra o Ceará, que surpreendeu algumas forças tradicionais no mata-mata. Na ordem, o clube bateu Campinense, Palmeiras, Internacional e Linhares. A ida foi realizada em Fortaleza, no Castelão, e o Grêmio conseguiu segurar o 0 a 0 fora de casa. A volta foi no Olímpico. O gol do título tricolor saiu cedo, logo aos três minutos do primeiro tempo. Nildo, de cabeça, fez o 1 a 0 que se sustentou até o fim, apesar da pressão cearense.

A campanha do Grêmio:
10 jogos | 6 vitórias | 4 empates | 0 derrotas | 13 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto José Doval/Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!