O Campeonato Brasileiro de 1985 teve um dos regulamentos mais confusos da época. Foram 44 participantes divididos em dois níveis, cada um com dois grupos. Nos grupos 1 e 2 ficaram as 20 melhores equipes, nos grupos 3 e 4 ficaram as outras 24 equipes. A primeira fase foi disputada em dois turnos com chave cruzada. O campeão de cada turno e as duas melhores campanhas de cada grupo se classificou, totalizando 16 classificados. Em meio a tanta confusão, o Coritiba de Índio, Lela e Rafael correu por fora, cresceu na competição e arrancou para o seu maior título na história.
O Coxa entrou no grupo 1, mas não começou bem a Taça de Ouro. No turno, ficou apenas na sétima posição, com três vitórias, um empate e seis derrotas, marcando sete pontos, oito a menos que o líder Atlético-MG. No returno, o Alviverde melhorou e conseguiu a classificação para a segunda fase na liderança, com cinco vitórias, dois empate e três derrotas. Foram 12 pontos. Na soma dos dois turnos, o time ficou em sétimo lugar no grupo, com 19 pontos. O Atlético-MG fez a melhor campanha (25 pontos), com Corinthians e Guarani (23 pontos cada) conseguindo as outras vagas pelo índice técnico.
Na segunda fase, os 16 times sobreviventes foram divididos em quatro grupos. O Coritiba foi sorteado no grupo 3, ao lado de Corinthians, Sport e Joinville. Jogando em dois turnos, o Coxa conseguiu a liderança e a classificação com oito pontos, três vitórias, dois empate e uma derrota. De cada grupo, saiu um time para a formação da semifinal.
O Coritiba enfrentou o Atlético-MG, enquanto na outra chave Bangu e Brasil de Pelotas surpreenderam o país. O Coxa avançou para a final com um gol logo no jogo de ida, na vitória por 1 a 0 no Couto Pereira. Na volta, segurou o 0 a 0 no Mineirão.
A grande final foi em partida única. Coritiba e Bangu estavam nela pela primeira vez. No Maracanã lotado, o Alviverde saiu na frente com um gol de Índio, mas levou o empate do time carioca ainda no primeiro tempo. O 1 a 1 persistiu no segundo tempo e na prorrogação, sendo necessário a disputa por pênaltis para decidir o campeão. Todos os jogadores acertaram as dez primeiras cobranças. Nas alternadas, o Bangu cometeu seu único erro, enquanto Gomes converteu a cobrança do título brasileiro do Coritiba, o primeiro da história do Paraná.
A campanha do Coritiba:
29 jogos | 12 vitórias | 7 empates | 10 derrotas | 25 gols marcados | 27 gols sofridos
A campanha do Coritiba:
29 jogos | 12 vitórias | 7 empates | 10 derrotas | 25 gols marcados | 27 gols sofridos
Foto Rodolpho Machado/Placar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.