Fluminense Campeão Brasileiro 1984

A CBF foi saudosista no Brasileirão de 1984. O nome da competição voltou a ser Copa Brasil. E a entidade ainda chutou para escanteio alguns pontos do critério de vagas pelos estaduais e pela segunda divisão. A Juventus-SP, campeã da Série B de 1983, não conseguiu a vaga para o ano seguinte na elite. E Vasco e Grêmio entraram como convidados, pois ficaram abaixo da linha de classificação pelo Carioca e Gaúcho. Em meio a isso, o Fluminense deu continuidade à hegemonia carioca no torneio.

Na primeira fase, os 40 times foram colocados em oito grupos, e o Tricolor entrou no grupo 3. Fez uma trajetória tranquila, garantindo a segunda vaga entre as três disponíveis, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou 12 pontos, três a menos que o líder Santos. Os quartos colocados dessa fase fizeram a famosa repescagem, e quatro times se juntaram aos 24 classificados.

Na segunda fase, as 28 equipes se separaram em sete grupos, com o Flu caindo no grupo 1, com São Paulo, Goiás e Bahia. Seis rodadas depois, o time carioca acabou na liderança com oito pontos, três vitórias, dois empates e uma derrota. De cada grupo, dois times se classificaram.

Os 14 classificados mais o time de melhor aproveitamento entre os eliminados e o campeão da segunda divisão entraram na terceira fase, em quatro grupos de quatro equipes. O Fluminense encabeçou outro grupo 1, seguido por Santo André, Operário-MS e Portuguesa. Líder novamente, se classificou para as quartas de final com dez pontos, quatro vitórias e dois empates.

Dois times de cada grupo formaram o mata-mata, e o Tricolor carioca enfrentou o Coritiba nas quartas. Segurou empate em 2 a 2 na ida no Couto Pereira e goleou por 5 a 0 na volta no Maracanã. Na semifinal, o rival foi o Corinthians. A categórica vitória por 2 a 0 no Morumbi cravou a revanche de 1976, quando o Flu perdeu a vaga na final os paulistas. No Rio de Janeiro, empate em 0 a 0 colocou o time na final em clássico contra o Vasco.

O Maracanã lotou nos dois jogos para ver quem seria o carioca a continuar mandando no Brasil. O gol do título do Fluminense aconteceu ainda no primeiro jogo, com Romerito. A vitória por 1 a 0 permitiu ao Tricolor segurar empate em 0 a 0 no segundo jogo, e assim faturar o seu bicampeonato brasileiro.

A campanha do Fluminense:
26 jogos | 15 vitórias | 9 empates | 2 derrotas | 37 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Ronaldo Kotscho/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!