Flamengo Campeão Brasileiro 1983

O Campeonato Brasileiro atingia o seu auge no ano de 1983, quando a Taça de Ouro registrou a maior média de público da história (22.953 pessoas). O regulamento com 40 equipes na primeira divisão, com mais quatro chegando do segundo nível, parecia consolidado. Ao mesmo tempo, o Flamengo continuava com sua base vencedora, mirando a conquista do tricampeonato.

Na primeira fase, os participantes foram separados em oito grupos de cinco times, com o Rubro-Negro ficando no grupo 1. Com oito jogos disputados, o Flamengo obteve cinco vitórias, dois empates e uma derrota, terminando a fase na vice-liderança com 12 pontos, um a menos que o líder Santos. Ambos nem imaginavam o desfecho da história. Três times por grupo se classificaram para a fase seguinte, e os quartos colocados foram à repescagem em confronto único eliminatório.

Na segunda fase, os 28 classificados se somaram aos times da segunda divisão e se dividiram em oito grupos. O Fla ficou no grupo 5, com Palmeiras, Americano e Tiradentes do Piauí. Jogando em dois turnos, o Rubro-negro administrou bem sua campanha, e marcou três vitórias, dois empates e uma derrota. Com oito pontos, ficou em segundo mais uma vez, a um ponto do Palmeiras.

Na terceira fase, 16 times avançaram e se colocaram em mais quatro grupos, com o Flamengo caindo no grupo 4. Enfrentando Corinthians, Goiás e Guarani, o Mengão repetiu a sequência da fase anterior, mas dessa vez ficando na liderança, deixando na vice o Goiás. Oito equipes seguiram para a fase final, em mata-mata.

O Flamengo enfrentou na quartas de final o Vasco. Em dois clássicos disputados, o Rubro-negro venceu a ida por 2 a 1 e empatou a volta em 1 a 1, eliminando o seu rival. Na semifinal, o adversário foi o Athletico-PR, e o Fla conseguiu bela vantagem no Maracanã, vencendo por 3 a 0. O time paranaense até tentou estragar tudo, mas o Flamengo suportou a derrota por 2 a 0 no Couto Pereira. A final teve o reencontro com o Santos, a pedra no sapato da primeira fase.

Já de melhor campanha, o Flamengo foi até o Morumbi e voltou de lá com derrota por 2 a 1. O Maracanã registrou o maior público da história do Brasileirão no jogo da volta. Mais de 155 mil torcedores viram Zico fazer o gol mais rápido em finais nacionais, em 40 segundos. A igualdade no saldo de gols já servia ao Rubro-Negro, mas Leandro e Adílio ampliaram o placar final para 3 a 0. Um gol para título brasileiro do Flamengo, o novo tricampeão.

A campanha do Flamengo:
26 jogos | 14 vitórias | 7 empates | 5 derrotas | 57 gols marcados | 30 gols sofridos


Foto Arquivo/Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!