Palmeiras Campeão Brasileiro 1994

O Brasileirão desinchou para o ano de 1994, e contou com a participação de 24 equipes. O timaço que o Palmeiras formou na época seguiu forte, e se credenciou para vencer o campeonato pela oitava vez. A competição foi dividida em três fases e uma repescagem paralela, de onde saíram os dois rebaixados daquele ano.

Na primeira fase, os 24 times foram divididos em quatro grupos, com jogos dentro de cada grupo, em dois turnos. Classificaram para a fase seguinte os quatro primeiros de cada grupo, sendo que os líderes ganhavam na segunda fase um ponto extra. Os dois últimos colocados de cada grupo foram para a repescagem.

O Alviverde foi sorteado para o grupo 4, e foi quase perfeito. Em dez jogos, foram nove vitórias e um empate, e a liderança folgada com 19 pontos, dez a mais que o vice Fluminense. Tranquilo, o Palmeiras foi para a segunda fase com o seu ponto de bonificação. Lá, os 16 classificados foram divididos em dois grupos com dois turnos, sendo no primeiro os jogos dentro das chaves, e no segundo um grupo enfrentando outro.

As vagas para o mata-mata foram para os vencedores de cada turno em cada grupo, além dos dois mais bem colocados no geral. O Verdão ficou no grupo 2, e conseguiu sua classificação já no turno, após ter quatro vitórias, dois empates e uma derrota em sete partidas, marcando 11 pontos.

No returno, o Palmeiras puxou o freio de mão, fazendo duas vitórias, dois empates e quatro derrotas, terminando na sétima posição com seis pontos, sete a menos que o líder e também classificado Botafogo. Do outro grupo, avançaram Corinthians e Guarani como líderes. São Paulo e Bahia obtiveram suas vagas pelo índice técnico. E Bragantino e Atlético-MG foram campeão e vice da repescagem, em um grupo de oito com jogos em dois turnos.

O mata-mata foi formado, e o Alviverde enfrentou o Bahia nas quartas de final. Na Fonte Nova, o Palmeiras abriu vantagem de 2 a 1, e no Pacaembu o resultado se repetiu. Na semifinal, o confronto foi contra o Guarani. Em São Paulo, o Palmeiras frustrou os planos campineiros com a vitória por 3 a 1. E no Brinco de Ouro, o 2 a 1 palmeirense proporcionou na final o Derby Paulista.

Os dois jogos da final entre Palmeiras e Corinthians foram no Pacaembu, com o time verde tendo vantagem de jogar por saldo de gols igual, porque teve melhor campanha. Mas nem foi necessária essa muleta do regulamento, pois o Verdão abriu 3 a 1 já no primeiro jogo. No segundo jogo, o Corinthians até tentou estragar a festa marcando o gol primeiro, mas o Palmeiras empatou no finalzinho, gol de Rivaldo. Assim, o Alviverde somou o oitavo título nacional a sua galeria.

A campanha do Palmeiras:
31 jogos | 20 vitórias | 6 empates | 5 derrotas | 58 gols marcados | 30 gols sofridos


Foto Masao Goto Filho/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!