Botafogo Campeão Brasileiro 1995

Poucas coisas mudaram no futebol brasileiro de 1994 para 1995. Mas houve uma mudança significativa: as vitórias deixavam de valer dois pontos e passavam a valer três. A regra entrou em vigor no Brasileirão daquele ano, que manteve o número de 24 equipes. Entre elas, uma entrou na competição sem muito alarde, mas foi crescendo aos poucos, se tornou favorita e faturou o título após 27 anos sem uma conquista nacional. Era o Botafogo de Túlio e Donizete.

O regulamento do Campeonato Brasileiro de 1995 dividiu os participantes em dois grupos na disputa de dois turnos. No primeiro turno, os jogos foram dentro de cada grupo. No segundo turno, os grupos se cruzaram. As vagas para a semifinal ficaram destinadas aos líderes de cada grupo em cada turno.

O Alvinegro ficou no grupo 1, e começou o torneio de maneira tímida, encerrando o turno apenas na quinta posição, com cinco vitórias, três empates e três derrotas em 11 jogos, marcando 18 pontos, sete a menos que o classificado Cruzeiro.

As coisas no Fogão começaram a andar mesmo no returno, quando em 12 partidas conseguiu oito vitórias, três empates e uma derrota, conseguindo assim a liderança do grupo com 27 pontos e uma vaga na semifinal. Do outro grupo, Fluminense e Santos foram os classificados.

Os times se mantiveram nos grupos para a formação do mata-mata. Enquanto Santos e Fluminense faziam dois jogaços (4 a 1 ao Fluminense na ida e 5 a 2 ao Santos na volta), o Botafogo enfrentava o Cruzeiro. Depois de conseguir empatar em 1 a 1 no Mineirão, o Alvinegro segurou um 0 a 0 no Maracanã, garantindo a vaga na final por ter melhor campanha geral.

A final foi contra o Santos, relembrando os confrontos da década de 1960. O Botafogo faz a primeira partida no Maracanã, e obtém vantagem de 2 a 1 no confronto. A segunda partida foi no Pacaembu, e é cercada de polêmicas até hoje, por causa da arbitragem.

Os dois gols do jogo foram irregulares. O Botafogo abriu o placar em impedimento não marcado, e o Santos empatou com toque de mão não visto. De quebra, o time paulista teve um gol mal anulado no segundo tempo. No fim, o jogo terminou em 1 a 1, e o título ficou com o Fogão bicampeão, premiando o faro artilheiro e consolidando a idolatria de Túlio Maravilha no Glorioso.

A campanha do Botafogo:
27 jogos | 14 vitórias | 9 empates | 4 derrotas | 46 gols marcados | 25 gols sofridos


Foto Alexandre Battibugli/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!