São Paulo Campeão Brasileiro 1986

O ano de 1986 foi um dos mais desorganizados do futebol brasileiro. A CBF mudou o nome da competição novamente para Copa Brasil, e transformou a segunda divisão em torneio paralelo, sem conceder título e os acessos sendo no mesmo ano. Dentro de campo, os Menudos do São Paulo se preparavam para o conquistar o segundo título do clube.

Na primeira fase, 44 times se dividiam em quatro grupos, com seis vagas por grupo e mais quatro por índice técnico. O restante dos times estariam automaticamente rebaixados. O Tricolor entrou no grupo 1 com mais dez adversários. Terminou a fase na liderança, com 17 pontos, sete vitórias e três empates. Invicto, se tornou o grande favorito na segunda fase.

Os 28 classificados viraram 32 (LER TEXTO ABAIXO), e se encontraram com os quatro times vindos do torneio paralelo, e essas 36 equipes formaram mais quatro grupos. Aqui, estavam previstas a classificação de quatro times e o rebaixamento de dois times por grupo. O São Paulo seguiu no grupo 1, e ao passar de 16 rodadas, se classificou na segunda posição, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Com 21 pontos, ficou a um do líder Palmeiras.

Totalmente alheio ao que acontecia fora de campo (LER TEXTO ABAIXO), o São Paulo chegou nas oitavas de final, e enfrentou a Inter de Limeira. Após derrota no interior por 2 a 1, o Tricolor reverteu com 3 a 0 no Morumbi. Nas quartas, o adversário foi o Fluminense, que o São Paulo eliminou com vitória em casa por 2 a 0 e derrota fora por 2 a 1. Na semifinal, o Tricolor encontrou o America-RJ, surpresa do certame. Vitória simples no Morumbi por 1 a 0 e empate sofrido em 1 a 1 no Maracanã classificaram o São Paulo para a final contra o Guarani, já estourando em fevereiro de 1987.

O primeiro jogo foi no Morumbi, e acabou em 1 a 1. A grande emoção ficou para o Brinco de Ouro. Após 1 a 1 no tempo normal, a prorrogação registrou quatro gols. O time de Campinas vencia até os 14 minutos do segundo tempo, quando Careca empatou em 3 a 3 e levou a partida para os pênaltis. Nas cobranças, o Tricolor foi mais eficiente e venceu por 4 a 3, conquistando com muito heroísmo o seu bicampeonato brasileiro.

A campanha do São Paulo:
34 jogos | 17 vitórias | 13 empates | 4 derrotas | 62 gols marcados | 22 gols sofridos


Foto Sérgio Brezovsky/Placar

--------------------------------

As confusões de 1986 na Justiça

O primeiro problema começou na primeira fase. O Vasco não estava entre os classificados e entrou com um processo na Justiça Comum para anular a decisão do STJD, que concedera dois pontos para o Joinville no jogo contra o Sergipe, por caso de doping. A anulação da decisão daria a vaga catarinense para o Vasco. O Joinville também entrou na Justiça para garantir o seu direito, e a CBF decidiu classificar os dois clubes, eliminando a Portuguesa, punida por também haver entrado na Justiça em outro caso.

Vários clubes paulistas ameaçaram abandonar a competição em apoio a ela, o que fez com a CBF voltasse atrás em sua decisão e resolvesse classificar 33 clubes para a segunda fase. Porém, pela dificuldade em organizar a tabela da segunda fase com um número ímpar de clubes, foi decretada a promoção de mais três clubes pelo índice técnico. Assim, a segunda fase foi aumentada de 32 para 36 equipes.

A segunda confusão, ainda maior, começou na segunda fase e se estendeu para o ano seguinte. Entre os oito clubes que foram rebaixados na fase estava o Botafogo, que conseguiu pelo STJD permanecer na primeira divisão, e levou outros clubes a seguirem o mesmo caminho. Isso resultou na criação, no ano seguinte, do Clube dos 13 e da Copa União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!