Cruzeiro Campeão Brasileiro 2013

Dez anos depois, o Cruzeiro voltou a dominar o Campeonato Brasileiro e conquistou o tricampeonato em 2013. E do mesmo jeito que foi no segundo título, o time foi líder da classificação com uma grande dose de tranquilidade. O que não foi tranquila foi a briga contra o rebaixamento. Ao término do campeonato, a Portuguesa foi denunciada pelo STJD por ter escalado o jogador Héverton irregularmente.

O atleta foi punido com dois jogos de suspensão por ter sido expulso na 36ª rodada, mas cumpriu apenas um e não poderia atuar na rodada final. O clube foi punido com a perda de quatro pontos, sendo rebaixado para a Série B no lugar do Fluminense. Também por escalação irregular, o Flamengo foi punido igualmente e ficou uma posição acima da zona de rebaixamento.

Alheio aos fatos, a Raposa já começou o Brasileirão como líder, com a goleada em casa sobre o Goiás por 5 a 0. O posto foi deixado no jogo seguinte, no empate fora de casa com o Atlético-PR em 2 a 2, e a primeira derrota veio na terceira partida, por 2 a 1 para o Botafogo, também fora. A liderança só foi recuperada na nona rodada, na goleada de 4 a 1 no clássico com o Atlético-MG no Mineirão.

Na rodada seguinte, a derrota para o Fluminense por 1 a 0 no Maracanã tirou o primeiro lugar do Cruzeiro novamente, e recolocou o Botafogo, na única briga pela ponta que o campeonato viu. Na 12ª rodada, a Raposa venceu o Criciúma por 2 a 1 fora de casa e voltou ao primeiro lugar. Um outro revés na 14ª rodada, por 3 a 1 para o Grêmio em Porto Alegre, tirou a liderança cruzeirense pela última vez. Na 16ª rodada, o Cruzeiro se tornou líder definitivo ao vencer a Ponte Preta em Campinas por 2 a 0. O turno virou, nenhum time encostou na Raposa, e o time arrancou calmamente para o título.

Na 34ª rodada, o Cruzeiro venceu o Vitória por 3 a 1 no Barradão, e conquistou o sonhado tri brasileiro. O time encerrou a competição com 76 pontos, 11 a mais que o vice Grêmio, e 23 vitórias, sete empates e oito derrotas. A conquista de 2013 foi a primeira da hegemonia que durou até o ano seguinte.

A campanha do Cruzeiro:
38 jogos | 23 vitórias | 7 empates | 8 derrotas | 77 gols marcados | 37 gols sofridos


Foto Felipe Oliveira/AGIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.