Fluminense Campeão Brasileiro 2012

O Brasileirão atingiu o número de 56 edições no ano de 2012. E no regulamento, a CBF repetiu a receita de colocar os clássicos regionais na última rodada. Em campo, o Fluminense de Fred, Deco e Thiago Neves levou o título do campeonato pela quarta vez. Diferentemente de dois anos antes, o time conseguiu a conquista de maneira mais tranquila e com mais antecedência.

Mas o Flu demorou para chegar ao topo da classificação. Não conseguiu isto no primeiro turno, dominado pelo Atlético-MG, mas sempre ficou por perto esperando o momento certo de aproveitar algum vacilo mineiro, e conseguiu. A estreia tricolor foi positiva e simbólica. Contra o Corinthians, que era o atual campeão, venceu no Pacaembu por 1 a 0.

A partir de então, uma invencibilidade de 11 partidas foi construída, só terminando na 12ª rodada, com a primeira derrota, por 1 a 0 para o Grêmio no Olímpico. Foi o único resultado negativo no turno do Fluminense, que virou a metade no torneio na vice-liderança, atrás apenas ao Atlético-MG. No segundo turno, as posições foram invertidas na 22ª rodada, na vitória de 3 a 1 sobre o Santos no Engenhão. Nas 16 rodadas restantes, o Flu manteve distância dos principais postulantes ao título, o Atlético-MG e o Grêmio.

O tetra do Tricolor foi confirmado na 35ª rodada, na vitória de 3 a 2 sobre o futuro rebaixado Palmeiras no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O Fluminense encerrou a competição de 2012 com uma campanha ainda melhor que a de 2010. Foram 77 pontos em 38 jogos, com 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas.

A campanha do Fluminense:
38 jogos | 22 vitórias | 11 empates | 5 derrotas | 61 gols marcados | 33 gols sofridos


Foto Ricardo Ayres/Photocamera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!