Villa Nova-MG Campeão Brasileiro Série B 1971

Até 1970, o futebol brasileiro vivia majoritariamente dos campeonatos estaduais, e os clubes deixavam em segundo plano Taça Brasil, Robertão e Libertadores. A história começou a mudar em 1971, quando a CBD transformou sua competição no Campeonato Nacional.

Ela foi disputada sem a concorrência estadual pelos 20 principais times do Brasil na época. E antes dela inchar até abrigar todos os Estados, era necessário criar outro torneios para que muitos times não fechassem portas por quatro meses. Assim nasceu o Brasileirão da Série B, mas sem o sistema de rebaixamento e acesso - não havia conexão com a Série A.

A primeira edição do torneio foi no mesmo ano de 1971 e levou o nome oficial de "Campeonato Nacional de Clubes da Primeira Divisão" (você não leu errado, a Série A era a "Divisão Extra"). Os participantes eram oriundos de todos os Estados, desde os times de melhor posição no estadual sem o convite para a competição principal até aqueles das regiões que não foram contempladas com as vagas.

---------------------------------------------

A primeira disputa da segunda divisão contou com a participação de 23 clubes (19 na primeira fase e quatro entrando na sequência). Eles foram geograficamente divididos em cinco grupos, sendo grupos 1 e 4 com quatro clubes, grupos 2 e 5 com três, e grupo 3 com cinco membros. Apenas o líder de cada se classificava. O Villa Nova de Nova Lima, Minas Gerais, venceu um torneio seletivo contra Tupi de Juiz de Fora e Uberlândia e não participou desta fase, apenas esperou a definição dos cinco classificados.

Na segunda fase, esses times se juntaram aos quatro "sortudos", formando três grupos com dois times e um com três. O Leão do Bonfim ficou no grupo 2, contra o Central de Niterói, time do extinto Campeonato Fluminense. A estreia foi no Rio de Janeiro, e acabou com empate em 2 a 2. No Castor Cifuentes, a torcida empurrou o Alvirrubro para a vitória por 1 a 0 e a classificação para a fase seguinte.

O Villa Nova enfrentou na semifinal a Ponte Preta. A ida foi em Campinas, e o Leão foi superado por 1 a 0 dentro do Moisés Lucarelli. A volta foi, por opção do Villa, no Independência em Belo Horizonte. Com mais torcedores do que o campo em Nova Lima poderia comportar, o Alvirrubro devolveu o placar de 1 a 0, forçando uma partida extra também em Minas Gerais.

O terceiro jogo foi 1 a 1, e a definição foi para os pênaltis, onde o time mineiro venceu por 6 a 5 e se classificou para a final. O adversário foi o Remo, que havia eliminado o Itabaiana de Sergipe.

A primeira partida foi em Belém, no Baenão, e terminou com o Leão do Bonfim em desvantagem, perdendo por 1 a 0. Os villanovenses devolveram o resultado com juros na segunda partida, em Belo Horizonte, vencendo por 3 a 0. Mais um desempate foi preciso, e o Villa Nova conseguiu, de virada, vencer novamente por 2 a 1 e ficar com o primeiro título brasileiro da Série B, o maior de sua história. 

Mas, como não havia acesso, o Villa não participou do Brasileiro de 1972. Embora o vice Remo tenha recebido o convite da CBD, isso não aconteceu para o campeão, e o Leão ficou fora das competições nacionais no ano seguinte.

A campanha do Villa Nova-MG:
8 jogos | 4 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 9 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Arquivo/Villa Nova-MG

Um comentário:

  1. No mínimo o Villa devia ir pra série A! Se o Villa conseguir o acesso pra série C esse ano, o Villa tem que falar com o presidente da CBF se tem como pular o Villa pra série A, e conseguir seus direitos.

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!