Sampaio Corrêa Campeão Brasileiro Série B 1972

O Brasileiro da Série B teve sua continuidade no ano de 1972, mas com várias mudanças. Começando pelo nome, que foi "corrigido" para Campeonato Nacional da Segunda Divisão. O número de 23 participantes até continuou igual, mas o número de grupos diminuiu para quatro.

E somente equipes do Nordeste do Brasil marcaram presença no torneio. Uma regra que permaneceu foi a do não acesso e descenso. Em campo, o Sampaio Corrêa havia acabado de quebrar sete anos de jejum no Maranhense, e entrava como favorito ao título.

A Bolívia Querida ficou no grupo 1, que contou com seis times. Passados dois turnos, o clube se classificou na liderança com 13 pontos em dez rodadas, sendo cinco vitórias, três empates e duas derrotas. De cada grupo, duas equipes passavam de fase, e ao lado do Sampaio o Tiradentes do Piauí garantiu a outra vaga do grupo. Na segunda fase, os oito classificados se separaram em outros dois grupos.

O Tubarão ficou no grupo 1, e enfrentou novamente o Tiradentes-PI, além do Itabaiana e o Atlético Alagoinhas da Bahia. A briga foi ferrenha com o time piauiense, os dois fizeram seis pontos nos seis jogos, venceram três e perderam o resto, e marcaram seis gols. Mas o Sampaio Corrêa sofreu três gols, enquanto o Tiradentes levou quatro. Assim, o time maranhense se classificou para a final. Do outro grupo, saiu o Campinense.

A final estava marcada para ser em jogo único, e um sorteio definiu o mando de campo. Deu Sampaio, e a partida foi no Nhozinho Santos, em São Luís. O jogo foi um teste de cardíaco para o torcedor boliviano, que viu seu time sair atrás no placar e conseguir o empate somente aos 44 minutos do segundo tempo, com o atacante Pelezinho.

Com o resultado de 1 a 1, a partida foi para a prorrogação e não houve gols nesse tempo extra. A solução foi decidir tudo nos pênaltis, que ocorreu de maneira diferente da tradicional. Um mesmo jogador faria as cinco cobranças da sua equipe.

O zagueiro Neguinho acertou todas para o Sampaio Corrêa, enquanto Ivan Lopes errou uma para o Campinense. Por 5 a 4, o Tubarão se sagrou campeão brasileiro da Série B pela única vez. Para o ano seguinte, a CBD uniu primeira e segunda divisões em uma competição só. A Segundona então foi extinta, retornando à atividade somente no ano de 1980.

A campanha do Sampaio Corrêa:
17 jogos | 7 vitórias | 3 empates | 7 derrotas | 19 gols marcados | 21 gols sofridos


Foto Arquivo/Sampaio Corrêa

Um comentário:

  1. Amigos torcedores assistam a história completa do Sampaio corrêa lá no canal futebol-invicto no YouTube

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!