Londrina Campeão Brasileiro Série B 1980

Depois de oito anos sem ser disputada, o Brasileiro da Série B voltou à ativa em 1980, chamando-se "Taça de Prata". A recém criada CBF diminuiu o Brasileirão, e reformou a segunda divisão como uma maneira de acomodar os clubes que ficaram fora da elite. Esta competição teria os participantes qualificados pelo desempenho nos estaduais, e usaria metade do sistema de acesso e descenso. Quatro equipes subiriam para a primeira divisão ainda na mesma temporada, enquanto o campeão e o vice garantiriam o acesso para o ano seguinte.

Mas nenhum time seria rebaixado da Taça de Ouro, como era chamada a primeira divisão. A primeira Taça de Prata contou com a participação de 64 clubes, divididos em oito grupos, e se enfrentando em turno único dentro do próprio grupo. O Londrina vinha de um sexto lugar no Paranaense do ano anterior, e foi indicado para integrar o grupo 8.

Após as sete rodadas da primeira fase, o Tubarão ficou na terceira posição do grupo, com nove pontos, quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Deixou para trás o rival da capital, o Athletico-PR, e ficou dois pontos atrás da Juventus-SP, que foi líder do grupo mas perdeu no play-off a vaga para a primeira divisão. O Londrina avançou para a segunda fase ao lado dela e do Comercial de Ribeirão Preto. Os 20 classificados foram distribuídos em quatro grupos de turno único, com vaga apenas para o líder de cada. 

O LEC caiu no grupo 3, contra Grêmio Maringá, Sampaio Corrêa, Anapolina e Bonsucesso, e passou por cima de todos eles, vencendo os quatro jogos e marcando oito pontos. A liderança invicta deu ao Tuba uma passagem para a semifinal. Jogando contra o Botafogo-SP, venceu as duas partidas, 2 a 1 em Ribeirão Preto e 1 a 0 no Estádio do Café, e conquistou o acesso para a Taça de Ouro de 1981.

A final foi contra o time do CSA de Alagoas. O primeiro jogo foi no Rei Pelé, em Maceió, e quase que terminou com vitória do Londrina. Com um jogador a menos, abriu o placar no segundo tempo, mas sofreu o empate de 1 a 1 a cinco minutos do fim. A decisão ficou para o Café, e o Tubarão não tomou conhecimento do adversário, goleando ao natural por 4 a 0. Sob o olhar de 36 mil torcedores, o Londrina se tornou campeão brasileiro da Série B, a única conquista nacional que o clube possui.

A campanha do Londrina:
15 jogos | 11 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 26 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Silas Monteiro/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!