Flamengo Campeão da Libertadores 1981

A Libertadores de 1981 teve o Brasil representando um de seus melhores esquadrões da época, o Flamengo. Oriundos do título do Brasileirão de 1980, o clube carioca estreava na competição já como favorito. O time de Zico, Júnior, Leandro e Adílio encantava o público desde o ano anterior.

O Fla ficou no grupo 3, ao lado do Atlético-MG e dos paraguaios Olimpia e Cerro Porteño. A estreia foi no Mineirão, e o Flamengo arrancou empate de 2 a 2 com o Atlético. Na sequência, o Rubro-negro recebeu os times do Paraguai no Maracanã, vencendo o Cerro Porteño por 5 a 2 e empatando com o Olimpia em 1 a 1. O returno começou também no Rio, e Flamengo e Atlético repetiram os 2 a 2. A fase de grupos se encerrou com dois jogos em Assunção, vitória de 4 a 2 sobre o Cerro e empate sem gols com o Olimpia.

Cariocas e mineiros encerraram a fase com oito pontos, mas somente um time poderia avançar. Sem o saldo de gols nas regras de desempate, foi preciso marcar uma partida extra  - polêmica até hoje - em campo neutro, que foi o Serra Dourada em Goiânia. O placar foi 0 a 0, mas o Flamengo foi declarado vencedor, pois aos 37 minutos o Atlético ficou com apenas seis jogadores, devido a expulsões de cinco jogadores pelo árbitro José Roberto Wright.

O Rubro-negro foi à semifinal e ficou em grupo com Deportivo Cali, da Colômbia, e Jorge Wilstermann, da Bolívia. O Fla fez uma fase perfeita, vencendo fora de casa o Cali por 1 a 0 e o Wilstermann por 2 a 1. No Maracanã, 3 a 0 nos colombianos e 4 a 1 nos bolivianos, classificaram o time para a final com 100% de aproveitamento.

A adversário foi o Cobreloa, do Chile, que deixou para trás os uruguaios Nacional e Peñarol. A ida foi no Rio de Janeiro, e o Flamengo venceu por 2 a 1. A volta foi no Nacional de Santiago, mas o Rubro- não resistiu à hostilidade chilena e perdeu por 1 a 0.

Assim, a partida de desempate foi acionada no Centenário em Montevidéu, em uma incomum segunda-feira de novembro. No campo neutro, o talento brasileiro se sobressaiu e a vitória por 2 a 0 rendeu ao Flamengo o título da Libertadores de 1981, consagrando a maior geração de craques que vestiu sua camisa.

A campanha do Flamengo:
14 jogos | 8 vitórias | 5 empates | 1 derrota | 28 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Arquivo/Placar

3 comentários:

  1. A LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 1981, O PRIMEIRO TÍTULO DE LIBERTADORES DO FLAMENGO, SERÁ SEMPRE INESQUECÍVEL, TANTO PELO TIMAÇO QUE VESTIU O MANTO SAGRADO, QUANTO PELOS GOLAÇOS DE ZICO E CIA, COMO PELA CAMPANHA QUASE INVICTA. FOI UMA CONQUISTA HISTÓRICA E SENSACIONAL !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 2019, O BI CAMPEONATO DO FLAMENGO, ENTROU PARA A HISTÓRIA PELO MAGISTRAL TIME FORMADO, PELA EXUBERANTE CAMPANHA E PELO RETORNO DO FUTEBOL EXIBIÇÃO QUE TODOS OS RUBRO-NEGROS SE ORGULHAM DE PODER ASSISTIR E FAZER OS OUTROS ASSISTIREM. A FORMA E O TEMPO DE JOGO DA VIRADA NA FINAL SOBRE O RÍVER PLATE NUNCA MAIS SERÁ ESQUECIDA NA HISTÓRIA DAS LIBERTADORES DA AMÉRICA !!!!!

    ResponderExcluir
  3. EM 1981 A FINAL FOI DIA 23 DE NOVEMBRO, FORA DO BRASIL, NO ESTÁDIO CENTENÁRIO EM MONTEVIDÉU NO URUGUAI. EM 2019 A FINAL FOI DIA 23 DE NOVEMBRO FORA DO BRASIL. AGORA EM 2021 A FINAL SERÁ NO ESTÁDIO CENTENÁRIO EM MONTEVIDÉU NO URUGUAI. VIRAM QUANTAS CARACTERÍSTICAS COMUNS DESTAS TRÊS FINAIS DE LIBERTADORES PARA O FLAMENGO ? O QUE SERÁ QUE ISSO SIGNIFICA ...

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!