Cruzeiro Campeão da Copa do Brasil 2018

A cor da Copa do Brasil é azul. Em 2018, mais uma vez sob o comando de Mano Menezes, o Cruzeiro chegou a mais um título da competição nacional, e de uma vez só quebrou duas barreiras. A primeira, a de ter se tornado no maior vencedor, com seis títulos, e enfim ter ultrapassado o Grêmio. A segunda, a de ser o primeiro clube a conquistar dois títulos seguidos. Levando em conta que, até 2001 e desde 2014, isso era possível de acontecer mas jamais tinha acontecido, é um feito e tanto.

Como integrante da Libertadores, a Raposa entrou na disputa da Copa do Brasil já nas oitavas de final, dispensando as quatro primeiras fases. Como novidade no regulamento, tivemos o fim da regra do gol fora de casa desde a primeira etapa. O primeiro adversário cruzeirense foi o Athletico-PR. No primeiro jogo, vitória por 2 a 1 na Arena da Baixada. Na segunda fase, o empate em 1 a 1 no Mineirão serviu para a classificação azul.

Nas quartas de final, o Cruzeiro enfrentou o Santos. A ida foi disputada na Vila Belmiro, e a equipe mineira venceu por 1 a 0. A volta ocorreu em Belo Horizonte, mas os santistas impuseram derrota por 2 a 1 em cima da Raposa. O confronto foi decidido nos pênaltis. Foi então que a estrela do goleiro Fábio brilhou com três cobranças defendidas, e a vitória por 3 a 0 colocou o time na semifinal.

Na semi, o Cruzeiro encontrou outra vez o Palmeiras, em uma das maiores rivalidades que a Copa do Brasil possui na história. O jogo de ida foi realizado em São Paulo, no Allianz Parque, e a Raposa novamente voltou da viagem com vitória por 1 a 0 na bagagem. A partida de volta foi no Mineirão, e outro empate por 1 a 1 garantiu o time azul na final, a sua oitava na história.

O adversário da decisão foi o Corinthians, que eliminou Vitória, Chapecoense e Flamengo. A primeira partida foi em Belo Horizonte, no Mineirão, mas a Raposa ainda não tinha nenhuma vitória em casa. Conseguiu a primeira justamente onde mais precisou, por 1 a 0, com gol de Thiago Neves. A vantagem era mínima para a partida de volta, mas em São Paulo, na Arena Corinthians, o Cruzeiro voltou a neutralizar o adversário, jogando em cima de seus erros. Com gols de Robinho e De Arrascaeta, venceu de novo, por 2 a 1, e se sagrou hexacampeão da Copa do Brasil.

A campanha do Cruzeiro:
8 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 10 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Vinnicius Silva/Cruzeiro

2 comentários:

  1. Bom dia..
    Estou enganado ou faltou só o poster da CB de 96?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1996: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/2017/10/cruzeiro-campeao-da-copa-do-brasil-1996.html

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.