Americano Campeão Brasileiro Série C 1987 (Módulo Azul)

O ano de 1987 foi um dos mais confusos que o futebol brasileiro já produziu. Enquanto CBF e Clube dos 13 se engalfinhavam no desfecho da Copa União e do Módulo Amarelo, outras duas competições movimentavam as divisões inferiores.

Os clubes preteridos na composição dos campeonatos já citados acabaram movidos para outras duas competições, o Módulo Azul e o Módulo Branco. Na teoria, eles eram duas segundas divisões, mas na prática funcionaram como uma terceira divisão. No grupo Branco ficaram equipes do Norte e do Nordeste. No Azul, os clubes do Sul e do Sudeste. O Centro-Oeste se dividiu entre os dois.

O Módulo Azul foi rebatizado de Taça Heleno Nunes e contou com a presença de 24 times. Uma das forças do futebol carioca na década, o Americano de Campos era frequente nas listas de favoritos. O clube ficou no grupo 3, ao lado de Juventus-SP, Desportiva-ES e Estrela do Norte.

Apesar do favoritismo, o Mancha Negra demorou e engrenar. Estreou em casa com empate sem gols contra o Juventus. Depois, perdeu por 1 a 0 para o Estrela do Norte no Espírito Santo. Na terceira rodada, novo empate no Godofredo Cruz, em 1 a 1 com a Desportiva. O terceiro empate foi outro 0 a 0 com a Juventus, mas em São Paulo. A arrancada veio no fim, com duas vitórias por 1 a 0, sobre o Estrela do Norte em Campos, e sobre a Desportiva em Cariacica. Com sete pontos em seis jogos, o Americano se classificou na vice-liderança. 

Na segunda fase, enfrentou o Tupi. Venceu por 1 a 0 no Godofredo Cruz, e pelo mesmo placar em Juiz de Fora. Na terceira fase, encarou o Botafogo-SP e se classificou com vitória por 3 a 1 em Campos e derrota por 1 a 0 em Ribeirão Preto.

Junto com o Juventude e o Uberlândia, o Americano chegou no triangular final, de tiro curto, com um turno só. O time alvinegro fez o primeiro jogo contra o Juventude no Alfredo Jaconi, e empatou em 0 a 0. O segundo jogo foi no Godofredo Cruz contra o Uberlândia, e o Americano venceu por 2 a 0. Com três pontos em duas partidas, seria ainda necessário secar o time gaúcho.

E em pleno Natal de 1987, Uberlândia e Juventude se enfrentaram em Minas Gerais, com vitória por 2 a 0 dos mineiros. O Americano se tornou campeão do Módulo Azul sem entrar em campo, mas a festa não foi menor por isso. Hoje em dia, a competição caiu no esquecimento, somente os alvinegros a mantém viva na lembrança. Nem a CBF reconhece o título como oficial.

A campanha do Americano:
12 jogos | 6 vitórias | 4 empates | 2 derrotas | 10 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo pessoal/Alexandre Guerreiro

8 comentários:

  1. Sou torcedor do Americano e vivenciei toda a campanha do meu time no Campeonato Brasileiro do Módulo Azul em 1987. Acompanhei pelo rádio a vitória do Uberlândia sobre o Juventude por 2 a 0 (o jogo foi disputado em Uberlândia) e, no final, foi só partir para a festa da torcida alvinegra em Campos. Dias depois, aconteceu uma bela e animada carreata pelas principais ruas da cidade, e eu estava lá! Só não entendo por que a CBF, organizadora da competição, não reconhece o título brasileiro do Americano como oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. basta brigar na justiça fizeram uma zona, pra vc vê tem cabimento Time que joga contra times de nível inferior jogar contra times de outra divisão na disputa de título!!

      Excluir
  2. Antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo blog, excelente em todos os sentidos! Sobre a foto desse post, ela é de 1988, com o Americano disputando o Campeonato Carioca. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei disso, mas é que não achamos foto de 1987. Só essa do começo de 1988.

      Excluir
    2. Vc sabe sobre o Gilmar, qual time ele foi depois do americano ou qual o sobre nome dele?

      Excluir
  3. Tenho a foto de 1987, como faço pra te enviar?

    ResponderExcluir
  4. O Módulo Azul e Módulo Branco de 1987 eram considerados Série B, já que os Módulos:Verde e Amarelo eram a divisão principal

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!