Náutico Campeão Brasileiro Série C 2019

Já vem se tornando rotina nos últimos anos o fato de a Série C contar com times com certa tradição e com passagens recentes pelas divisões de cima do futebol brasileiro. Em 2019, a posição coube a Juventude, Paysandu, Remo, Santa Cruz e Náutico, que foi o mais competente e conquistou um título inédito.

O regulamento da competição foi o mesmo das temporadas anteriores. Em uma ironia do destino, a região Nordeste teve dez representantes cravados, o que forçou a CBF a juntar as outras quatro regiões no grupo B. Assim, tivemos times do Norte tendo que jogar no Sul e no Sudeste.

O Timbu ficou na chave A junto com seus conterrâneos. Foi a segunda temporada seguida do clube na terceira divisão. O começo não foi muito promissor, com derrota por 2 a 0 para o futuro rebaixado ABC em Natal. A primeira vitória ocorreu na segunda rodada, por 4 a 2 sobre o Imperatriz nos Aflitos. Na quarta rodada, vitória por 1 a 0 no Treze fora de casa deu início a uma série invicta até o oitavo jogo. 

Mas o Náutico só engrenou de vez na 12ª partida, quando aplicou 1 a 0 no Ferroviário fora de casa. Daqui até o fim da fase, o Timbu venceu mais cinco jogos e só perdeu um, obtendo a vaga no mata-mata ao vencer por 1 a 0 Botafogo-PB em João Pessoa, na 17ª rodada. A liderança do grupo veio com os 3 a 1 no rival Santa Cruz em casa, na última partida. Ao todo foram 33 pontos, dez vitórias, três empates e cinco derrotas.

Nas quartas final, o time alvirrubro enfrentou o Paysandu. Depois de ficar no 0 a 0 em Belém, o time conseguiu o acesso de um jeito agônico, empatando por 2 a 2 nos Aflitos no último minuto de jogo. Nos pênaltis, 5 a 3 e a vaga garantida na Série B de 2020. A semifinal foi contra o Juventude, e o Timbu novamente recorreu ao desempate após levar 2 a 1 em Caxias do Sul e fazer 2 a 1 em Recife. Nas cobranças, 4 a 3 para os pernambucanos.

A final foi disputada contra o Sampaio Corrêa. A ida foi nos Aflitos, e o Náutico abriu boa vantagem ao vencer por 3 a 1. A volta foi no Castelão de São Luís, onde os maranhenses tentaram reverter, mas a defesa, a bola aérea e o contra-ataque alvirrubros funcionaram bem. Enquanto o goleiro Jefferson salvou várias bolas, Álvaro (pelo alto) e Matheus Carvalho (pelo chão) fizeram os gols do 2 a 2 que garantiu a primeira conquista nacional na história do Náutico.

A campanha do Náutico:
24 jogos | 12 vitórias | 6 empates | 6 derrotas | 34 gols marcados | 26 gols sofridos


Foto Léo Lemos/Náutico

Um comentário:

  1. Não vejo a hora de vc postar os Campeões da Recopa Sul-americana e da Copa Sul Minas

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!