São Raimundo-PA Campeão Brasileiro Série D 2009

A história do Campeonato Brasileiro da Série D começou a ser contada em 2008, um ano antes de sua criação. Na época, a CBF anunciou que a terceira divisão seria, a partir de 2009, com 20 participantes fixos. Logo, os clubes sem divisão passariam a disputar os estaduais com o pensamento de buscar uma vaga no inédito quarto nível do futebol nacional.

--------------------------------------------

A primeira edição da Série D foi no mesmo 2009, e contou com 40 equipes. Na verdade, 39, pois nenhum time do Acre se habilitou. Assim, a competição ficou dividida em dez grupos. Entre os participantes, os de mais renome foram Paulista, Londrina, Ituano e Uberlândia, todos já com conquistas nacionais. Mas o primeiro campeão da Série D foi uma surpresa vinda do oeste do Pará: o São Raimundo de Santarém se classificou à competição depois do vice no estadual do mesmo ano.

Na fase de grupos, o clube paraense ficou na chave A2. Enfrentando Tocantins de Palmas, Moto Club e Cristal do Amapá, o Pantera Negra terminou na liderança com 10 pontos em seis partidas, sendo a mais lembrada a vitória por 4 a 1 sobre o Tocantins fora de casa.

Para a segunda fase, 20 equipes em um mata-mata. O adversário do São Raimundo foi o Genus de Rondônia. Na ida em Porto Velho, empate por 1 a 1. Na volta em Santarém, vitória por 3 a 1 e vaga na terceira fase, onde o time alvinegro reencontrou o Cristal. E na ida em Macapá, nova goleada por 4 a 1. Na volta em casa, um susto com a derrota por 3 a 1. Classificado, o São Raimundo participou da bizarra fase de quartas de final.

Dos dez times da terceira fase, cinco avançaram normalmente, enquanto os três "melhores derrotados" completaram as vagas. E quem o Pantera enfrentou nas quartas? O Cristal! Valendo o acesso, o São Raimundo empatou por 1 a 1 a ida no Amapá e venceu por 2 a 0 a volta no Pará. Com a inédita vaga à Série C na mão, o time paraense enfrentou o Alecrim na semifinal. Com vitória por 3 a 1 no Colosso do Tapajós e empate por 2 a 2 em Natal, o Pantera chegou a uma final histórica.

O adversário do clube na primeira decisão de Série D foi o Macaé. A primeira partida foi disputada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Lá, o São Raimundo ficou duas vezes na frente do placar, mas sofreu a virada no segundo tempo e perdeu por 3 a 2. Nenhum alarde, já que havia a regra do gol fora de casa.

A segunda partida foi no Colosso do Tapajós, com mais de 17 mil torcedores são-raimundinos. Desta vez a virada foi contrária: os cariocas marcaram primeiro e o Pantera virou em três minutos na metade final do segundo tempo. Por 2 a 1, o São Raimundo se tornou o primeiro campeão da Série D, parando Santarém em festa.

A campanha do São Raimundo-PA:
16 jogos | 8 vitórias | 4 empates | 4 derrotas | 29 gols marcados | 20 gols sofridos


Foto Antônio Cícero/Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.