Porto Campeão Mundial 2004

O fim de uma era. Foram 44 anos de disputa entre América do Sul e Europa na Copa Intercontinental, com 42 edições quase ininterruptas: 18 em jogos de ida e volta e 24 realizadas no Japão. A edição de 2004, a 43ª, ficou marcada por ser a última organizada por Conmebol e UEFA, com apoio da Toyota. O namoro entre a montadora de carros e a FIFA virou casamento, e a partir de 2005 um novo Mundial entraria em seu lugar.

Antes da mudança definitiva, Liga dos Campeões e Libertadores definiram seus representantes para o fim do ano. Seus campeões não eram as equipes mais qualificadas dos continentes, sendo tratadas até como surpresas, mas o destino quis que fossem elas a protagonizar o último “c’est fini”. Pelo lado europeu, mesmo sem ser considerado favorito no início, o Porto conquistou o bicampeonato ao eliminar Manchester United, Lyon, La Coruña e vencer o Monaco na final por 3 a 0.

Na América do Sul, o quase desconhecido Once Caldas, da Colômbia, conquistou o inédito título continental eliminando apenas gigantes: Vélez Sarsfield, Santos, São Paulo e, na decisão, o Boca Juniors. Foram dois empates (0 a 0 e 1 a 1) e vitória nos pênaltis por 2 a 0.

As camisas podiam não ser as mais pesadas, mas tanto Porto quanto Once Caldas compreenderam bem o significado de estar presentes nesse último capítulo do velho Mundial. No dia 12 de dezembro, em Yokohama, entraram em campo para marcar a despedida. O público, porém, não contribuiu para abrilhantar a festa: apenas pouco mais de 45 mil torcedores compareceram ao Estádio Internacional, menos de dois terços da capacidade.

Com um elenco superior e nomes como Maniche, Luís Fabiano, Diego, Benny McCarthy e Ricardo Quaresma (que entrou no segundo tempo), o Porto dominou a partida. Os portugueses chegaram perto do gol em várias oportunidades, acertaram quatro bolas na trave, tiveram dois gols anulados e ainda pararam nas defesas de Juan Carlos Henao. O Once Caldas criou menos, mas também levou perigo quando pôde. A bola, no entanto, teimou em não entrar durante os 120 minutos, e o 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis.

Então, foi a vez dos deuses do futebol prolongarem a emoção. Nas cobranças, quase todos converteram. Maniche errou a quarta batida, e Jonathan Fabbro teve a chance de dar o título aos colombianos, mas acertou a trave. McCarthy empatou em 4 a 4, levando a disputa para as alternadas. Na nona cobrança do Once Caldas, John García chutou para fora. A responsabilidade ficou para o zagueiro Pedro Emanuel, que marcou e decretou o 8 a 7, confirmando o bicampeonato dos Dragões.

Com 19 pênaltis, o destino empurrou até o limite a última Copa Intercontinental, que fechou suas cortinas com o mesmo brilho com que havia começado.


Foto Arquivo/Porto

19 comentários:

  1. Cadê o Carslauberto???

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Carlos Alberto, que eu não tô vendo na foto ? Diego, eu sei que tá aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Alberto era titular, entram com mais de meio time reserva

      Excluir
    2. Do lado do Diego é o.luis Fabiano, ele é tão campeão do.mundo quanto Ronaldão em 1994 no banco, simples assim

      Excluir
  3. Kkkkk achei o Diego mas não achei o Carlos Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá explicado se tem Diego não tem Carlos Alberto.

      Excluir
  4. Campeão no banco Carlos Alberto kkkk seri titular no Flamengo que piada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não gosto do Carlos Alberto mas ele foi titular no jogo mais importante para eles a final da Liga dos Campeões o Mundial eles não se importavam não e esse time

      Excluir
    2. E nesse time aí nem o Deco estava na foto e aí cadê o Deco que era um dos Craques do time também fala aí kkkkkkkkkk.

      Excluir
  5. Não tá vendo ele do lado do Diego ou é cego mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Deixa de ser burro Calos Alberto era titular inclusive fez gol na final da champions contra o Mônaco. Os clubes europeus entravam com os times reservas pra jogar esse mundial. Esse time estava com 7 titulares no banco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na publicação no roda pé da foto diz que foi o jogo do título.

      Excluir
    2. É vdd infelizmente tenho que concordar ou você ainda não viu o comentário do José Mourinhos sobre o talento que o Carlos Alberto tinha o problema que ele foi querer curtir noitadas com Deco e companhia.

      Excluir
  7. ele era um bom banco na época a foto do time titular nao passou perto , hj é metido a jogador um boca aberta que não entende de futebol kkkk ,é só chamar o arrascaneta ,e meter entre as pernas do trouxa. infantil até hoje, chora porque levou uma saia ,cresce bestao ,da próxima vai ganhar um banho de Cunha.kkk aí se liga, é de graça kkk

    ResponderExcluir
  8. 👀 procurando o casalberto na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carlos Alberto foi titular na final da Liga dos Campeões não gosto dele mas infelizmente está na história do futebol internacional na final do mundial ele ficou no banco.
      infelizmente vamos ter que aturar ele querendo ou não gostando ou não.

      Excluir
    2. Esse time era o reserva observa que nem o Deco aparece kkkkkkkk se deu mal querendo sacanear o Carlos Alberto sendo que nem o Deco aparece na foto kkkkkk

      Excluir
  9. É vdd mas o Arraskaeta só jogou no Brasil infelizmente essa é a vdd.
    não posso mentir.

    ResponderExcluir

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.