Porto Campeão Mundial 2004

O fim de uma era. Foram 44 anos de disputa entre América do Sul e Europa na Copa Intercontinental, com 42 edições quase ininterruptas, 18 com jogos de ida e volta e 24 com sede no Japão. A edição de 2004, a 43ª, ficou marcada por ser a última organizada por Conmebol e UEFA, com aporte da Toyota. O namoro entre a montadora de carros e a FIFA virou casamento, e a partir de 2005 um novo Mundial entraria no lugar.

Mas antes da mudança definitiva, Liga dos Campeões e Libertadores definiram seus representantes para o fim do ano. Seus campeões não foram as equipes mais qualificadas dos continentes, sendo tratadas até como surpresas, mas o destino quis que fossem elas as últimas e entrar em campo para o c’est fini. No lado europeu, mesmo sem ser considerado favorito no começo, o Porto conquistou o bicampeonato depois de eliminar Manchester United, Lyon, La Coruña, e o Monaco na final, por 3 a 0.

Já pelo lado sul-americano, o quase desconhecido Once Caldas, da Colômbia, conquistou o inédito título continental eliminando só gigantes: Vélez Sarsfield, Santos, São Paulo, e o Boca Juniors na decisão, com empates por 0 a 0 e por 1 a 1, e vitória nos pênaltis por 2 a 0.

As camisas poderiam não ser as mais pesadas, mas tanto Porto quanto Once Caldas entenderam bem o significado de estar presente neste último momento do já velho Mundial, em Yokohama, no dia 12 de dezembro. O público local é que não contribuiu muito para abrilhantar a festa, pois só pouco mais de 45 mil torcedores foram ao Internacional (menos de dois terços da capacidade do estádio).

Com um time superior e jogadores como Maniche, Luís Fabiano, Diego, Benny McCarthy e Ricardo Quaresma (que entrou no segundo tempo), o Porto foi superior ao plantel colombiano, chegando perto do gol em várias oportunidades, mandando quatro bolas na trave, tendo dois gols anulados e parando nas defesas de Juan Carlos Henao. O Once Caldas chegou bem menos, mas também levou perigo quando pôde. Mas a bola não quis entrar em 120 minutos e o 0 a 0 persistiu até a disputa de pênaltis.

Então foi a vez de ocorrer o contrário. Nas cobranças, quase todos quiseram marcar seu golzinho. Maniche errou a quarta batida e Jonathan Fabbro teve a chance de dar o título aos colombianos, mas ele atirou a bola na trave. McCarthy fez 4 a 4 e levou o duelo para a disputa alternada. Na nona cobrança do Once Caldas, John García chutou para fora. A vez da conquista ficou para o zagueiro Pedro Emanuel, que fez 8 a 7 e confirmou o bicampeonato aos Dragões.

Com 19 pênaltis, os deuses do futebol esticaram até onde puderam a última Copa Intercontinental, que fechou suas cortinas com o mesmo sucesso de quando as abriram.


Foto Arquivo/Porto

13 comentários:

  1. Cadê o Carslauberto???

    ResponderExcluir
  2. Cadê o Carlos Alberto, que eu não tô vendo na foto ? Diego, eu sei que tá aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Alberto era titular, entram com mais de meio time reserva

      Excluir
    2. Do lado do Diego é o.luis Fabiano, ele é tão campeão do.mundo quanto Ronaldão em 1994 no banco, simples assim

      Excluir
  3. Kkkkk achei o Diego mas não achei o Carlos Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá explicado se tem Diego não tem Carlos Alberto.

      Excluir
  4. Campeão no banco Carlos Alberto kkkk seri titular no Flamengo que piada

    ResponderExcluir
  5. Não tá vendo ele do lado do Diego ou é cego mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Deixa de ser burro Calos Alberto era titular inclusive fez gol na final da champions contra o Mônaco. Os clubes europeus entravam com os times reservas pra jogar esse mundial. Esse time estava com 7 titulares no banco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na publicação no roda pé da foto diz que foi o jogo do título.

      Excluir
  7. ele era um bom banco na época a foto do time titular nao passou perto , hj é metido a jogador um boca aberta que não entende de futebol kkkk ,é só chamar o arrascaneta ,e meter entre as pernas do trouxa. infantil até hoje, chora porque levou uma saia ,cresce bestao ,da próxima vai ganhar um banho de Cunha.kkk aí se liga, é de graça kkk

    ResponderExcluir
  8. 👀 procurando o casalberto na foto.

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!