Chapecoense Campeã do Brasileiro Série B 2020

No último minuto da última rodada, a Chapecoense conquistou seu primeiro título nacional, o Brasileirão Série B de 2020. Foi um campeonato diferente, com zero torcedores nas arquibancadas e atrasos de três meses para o início (de maio para agosto) e dois para o término (de novembro para janeiro). Tudo por culpa da covid-19, que ceifou mais de 220 mil vidas até o momento da escritura deste texto. Para ser campeã, a Chape travou uma luta ponto a ponto, gol a gol com o América-MG.

A estreia verde foi com empate sem gols contra o Oeste em Barueri. A primeira vitória veio no segundo jogo, por 1 a 0 o Sampaio Corrêa na Arena Condá. A boa campanha seguiu diante de um melancólico Cruzeiro no Mineirão, em outra vitória por 1 a 0. A primeira das cinco derrotas catarinenses foi no quinto jogo, por 2 a 1 para o Cuiabá fora de casa. Daqui até a 22ª rodada, a Chapecoense emendou 17 jogos de invencibilidade, dentre um 5 a 0 sobre a Ponte Preta em Campinas, na 16ª partida.

Na liderança desde esta goleada, a Chape viu o América-MG tomar sua ponta no 32ª giro, quando o time só empatou por 0 a 0 em casa contra o Brasil de Pelotas. O primeiro lugar voltou na 36ª jornada, ao vencer a Ponte Preta por 1 a 0 na Arena Condá. A situação surreal aconteceu entre a penúltima e última rodada: 70 pontos, 19 vitórias e 19 gols de saldo para Chapecoense e América.

Na última partida, o Verdão do Oeste enfrentou o Confiança em Chapecó, enquanto os mineiros receberam o Avaí. A desvantagem catarinense se dava pelo número de gols marcados (41 a 39), e os dois jogos entraram nos acréscimos do segundo tempo com 2 a 1 a favor dos postulantes ao título. Até que um pênalti aos 52 minutos mudou a história. Anselmo Ramon acertou a cobrança, fez 3 a 1 e deu a conquista à Chapecoense.

Com a braçadeira de capitão estava Alan Ruschel, que quatro anos antes sobrevivia ao acidente de avião na Colômbia antes da final da Copa Sul-Americana. Guiado pelo espírito de Condá e pelos 42 colegas ausentes, ele ergueu a taça.

A campanha da Chapecoense:
38 jogos | 20 vitórias | 13 empates | 5 derrotas | 42 gols marcados | 21 gols sofridos


Foto Márcio Cunha/Chapecoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!